O Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste (HRO), de Chapecó, está com estoque reduzido e precisa de doadoras. A unidade, fundada em 2023, é credenciada à Rede Brasileira de Banco de Leite Humano (RBLH) e atende recém-nascidos de toda região Oeste de Santa Catarina, sendo mantido por mães que produzem leite além da necessidade de seus próprios bebês.
A situação, segundo o HRO, é considerada crítica, já que no momento, a instituição conta com apenas quatro doadoras, quando o ideal seriam pelo menos 20.
Para que mais bebês possam receber alimentação adequada, a empatia, solidariedade e contribuição de mais lactantes é fundamental. A equipe de profissionais do Banco de Leite realiza exames e orienta as mamães interessadas em ajudar.
Mães saudáveis com bebês até 2 anos de idade podem doar (Foto: HRO/Divulgação)
Como funciona
O processo é simples e pode ser realizado em casa, sendo necessário deslocamento ao HRO apenas para entregar do leite, o que pode ocorrer a cada 15 dias, ou entregue diretamente na secretaria de saúde do município em que a lactante reside, solicitando que seja entregue ao HRO.
Quem pode doar
Segundo o HRO, toda mulher saudável em fase de lactação, que esteja amamentando seu bebê e que observe que tenha uma produção excedente, pode colaborar. Entre as regras estão:
- Não fazer uso de medicamentos, álcool ou drogas;
- Ter um bebê até 2 anos de idade.
Oeste Mais
