Como ocorre tradicionalmente no início de cada ano, o Consórcio Intermunicipal da Fronteira (CIF) realizou a troca de sua presidência. Na manhã desta quarta-feira, dia 7 de janeiro de 2026, a prefeita de Dionísio Cerqueira, Bianca Maran Bertamoni, assumiu oficialmente a presidência da entidade, substituindo o prefeito de Bom Jesus do Sul, Hélio Surdi.
Durante coletiva de imprensa, o ex-presidente Hélio Surdi fez um balanço da gestão de 2025, destacando que o ano foi desafiador, mas marcado por muitos projetos e ações executadas em parceria com os municípios e demais entidades que integram o consórcio. Segundo ele, todas as iniciativas foram desenvolvidas com foco nas necessidades da população da Tri-fronteira, especialmente nas áreas de segurança, saúde e bem-estar.
Ao assumir a presidência, Bianca Maran Bertamoni agradeceu o trabalho realizado na gestão anterior e afirmou que 2026 será um ano de muito trabalho. Entre as prioridades da nova gestão estão as ações voltadas ao lixo reciclável, em parceria com a Associação dos Recicladores, além do fortalecimento da segurança pública, com a criação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).
A presidente também destacou a importância da saúde compartilhada entre os municípios, lembrando que os três aportam recursos para a manutenção do hospital municipal. Além disso, o consórcio seguirá desenvolvendo outras ações conjuntas na Tri-fronteira, incluindo a organização da Copa CIF, competição esportiva tradicional entre os municípios da região que poderá ser reativada.
Bianca enfatizou que assume o comando do CIF com compromisso e responsabilidade, destacando que a união entre os prefeitos é fundamental para fortalecer o desenvolvimento regional e garantir melhores condições de vida para a população da Tri-fronteira.
Anderson Sommer / Portal Tri
