A Igreja Matriz São Pedro, no município de Encantado, foi alvo de uma série de atos de vandalismo registrados entre os dias 28 de dezembro e 5 de janeiro. Os danos foram comunicados pelo zelador da igreja, Juliano Cuppini, e atingiram itens religiosos e o patrimônio histórico do local.
O primeiro registro ocorreu no dia 28 de dezembro, quando toalhas do altar foram retiradas e lançadas ao chão. No dia seguinte, foi constatado um princípio de incêndio no interior da igreja, que teria sido provocado com o uso de material inflamável.
Na manhã de segunda-feira (5), novos atos de vandalismo foram identificados. O presépio de Natal foi completamente destruído e a imagem de Cristo crucificado, localizada no espaço do Santo Sudário, foi quebrada.
A Igreja Matriz São Pedro abriga a única réplica oficial, em tamanho real, do Santo Sudário de Turim em exposição nas Américas, o que reforça a importância religiosa, cultural e turística do espaço para Encantado.
A Polícia Civil investiga os casos e analisa imagens de câmeras de segurança da região. Até o momento, não há informações sobre suspeitos ou prisões.
Em nota oficial, a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Encantado manifestou repúdio aos atos de vandalismo, solidariedade à comunidade paroquial e confiança no trabalho das forças de segurança. A pasta destacou ainda que os ataques não refletem os valores de fé, respeito e acolhimento que caracterizam o município.
Agora No Vale
