O Simepar emitiu alerta para três dias consecutivos de instabilidade no Paraná, com previsão de tempestades localizadas, granizo e rajadas de vento que podem alcançar 80 km/h. Segundo o boletim de gestão de riscos, o aprofundamento de um ciclone extratropical no Sul do país, associado ao avanço de uma frente fria, mantém o tempo severo de segunda (8) até quarta-feira (10).
A formação de um sistema de baixa pressão entre Argentina e Paraguai deve intensificar a atividade do ciclone, gerando chuva forte, descargas elétricas e aumento do risco de queda de granizo em todas as regiões do estado. As áreas centro-sul e os Campos Gerais estão entre as mais suscetíveis aos temporais, mesmo com a persistência do clima abafado.
Na terça-feira (9), o ciclone deve ganhar força sobre o Rio Grande do Sul, enquanto a frente fria avança pelo Paraná e reforça os temporais. Regiões sob alerta laranja podem registrar acumulados superiores a 100 mm, além de ventos intensos e alta incidência de raios.
Embora o sistema se desloque para alto-mar na quarta-feira (10), ainda haverá impacto no leste do estado, onde rajadas de até 80 km/h podem ser registradas, especialmente em áreas elevadas. Mesmo com a redução gradual da chuva, os ventos seguem fortes e exigem atenção da população.
G1
