Um novo ciclone extratropical está em formação entre segunda-feira (8) e terça-feira (9) e deve provocar mudanças significativas no tempo em estados do Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste, deixando milhões de pessoas em atenção para temporais, ventos fortes e mar agitado.
Segundo a Climatempo, o sistema terá forte intensidade e deve registrar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa — condição que favorece tempestades severas e rajadas que podem ultrapassar os 100 km/h.
A partir de quarta-feira (10), com o ciclone já completamente formado e avançando para alto-mar na altura do litoral do Rio Grande do Sul, são esperados ventos entre 90 e 120 km/h em áreas do RS e de Santa Catarina, especialmente nas regiões serranas e litorâneas.
O fenômeno também deve influenciar o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Apesar disso, o centro do ciclone não deve avançar sobre esses estados, já que sua formação ocorre no Sul e o deslocamento se dará em direção ao oceano, pela costa gaúcha.
