A Polícia Civil do Paraná deflagrou, na manhã desta sexta-feira (5), uma megaoperação contra uma organização criminosa com atuação nas regiões Sudoeste, Sul e Norte Pioneiro do estado. A ofensiva, conduzida pela 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos, cumpre 114 ordens judiciais, sendo 60 mandados de prisão preventiva e 54 mandados de busca domiciliar.
A operação ocorre de forma simultânea nos municípios de Barracão, Santo Antonio do Sudoeste, Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Salto do Lontra, Capanema, Pato Branco, Coronel Vivida, Mangueirinha, Palmas, Clevelândia, Itapejara D’Oeste, União da Vitória e Siqueira Campos.
Mais de 200 policiais participam da ação, com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal do Paraná, além de viaturas, helicóptero e cães de faro. Conforme a polícia, nove dos investigados já estavam presos, e os novos mandados foram cumpridos dentro das unidades prisionais.
Segundo o delegado Rafael Tavares, as investigações começaram em outubro deste ano. O grupo seria uma das células de uma facção de alcance nacional, responsável por crimes como homicídios, tráfico de drogas, comércio ilegal de armas e monitoramento de operações policiais. “A maioria dos alvos atuava como disciplina da organização, mantendo a ideologia da facção e fiscalizando condutas dos demais integrantes”, afirmou.
A delegada Natália Morari destacou que vários investigados possuem antecedentes e utilizavam tornozeleira eletrônica, mas ainda assim seguiam praticando crimes. As apurações revelaram que eles realizavam reuniões virtuais e compartilhavam uma lista de membros considerados traidores, que estariam sendo procurados para punição.
Os resultados da operação “Disciplina 046” serão apresentados em coletiva de imprensa às 10h, na 60ª Delegacia Regional de Dois Vizinhos.
Anderson Sommer / Portal Tri
