O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta nacional sobre um novo golpe que tem como alvo aposentados e pensionistas.
Conforme informações do governo federal, criminosos estão fazendo ligações em nome da ‘Central 135’ e pedindo que as vítimas digitem teclas no telefone para ‘confirmar dados’ ou ‘evitar o cancelamento do benefício’.
Em comunicado oficial, o órgão reforçou que não realiza Prova de Vida por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens, e não solicita dados pessoais nem senhas.
Segundo o INSS, todas as chamadas com esse tipo de abordagem são fraudulentas e têm como objetivo roubar informações e aplicar golpes financeiros.
Como funciona o golpe da prova de vida do INSS
Os criminosos se passam por atendentes do INSS e:
- dizem que a Prova de Vida está pendente;
- alegam risco de bloqueio do benefício;
- pedem para digitar “1” ou “2” no telefone;
- tentam coletar dados sensíveis da vítima.
O INSS reforça que nenhuma dessas práticas faz parte dos procedimentos oficiais, visto que a maior parte dos aposentados e pensionistas não precisa fazer nenhuma ação para manter o benefício ativo.
Procedimento real do INSS
Atualmente, o procedimento é feito automaticamente pelo próprio governo, por meio do cruzamento de informações em bases oficiais, como registros de saúde, movimentações bancárias, programas sociais e atualizações cadastrais.
Somente os segurados que não são identificados no sistema automático precisam fazer a Prova de Vida manual.
Nesses casos:
- o INSS envia aviso exclusivamente pelo extrato bancário
- já foram notificados cerca de 4 milhões de beneficiários;
- o prazo para regularização é de 30 dias após o aviso.
Como se proteger dos golpes
O INSS orienta a nunca informar dados pessoais por telefone, não clicar em links enviados por mensagens, encerrar a ligação se alguém solicitar confirmação de dados.
O ideal é consultar as informações apenas nos canais oficiais e em caso de dúvida, ligar para o número 135.
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