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Prova de vida por telefone: INSS alerta sobre golpe que pode cortar benefícios de brasileiros

Instituto alerta para ligações falsas que solicitam dados de pensionistas e aposentados; entenda como criminosos atuam

Prova de vida por telefone: INSS alerta sobre golpe que pode cortar benefícios de brasileiros
Foto: Reprodução/Edu Garcia/R7

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) emitiu um alerta nacional sobre um novo golpe que tem como alvo aposentados e pensionistas.

Conforme informações do governo federal, criminosos estão fazendo ligações em nome da ‘Central 135’ e pedindo que as vítimas digitem teclas no telefone para ‘confirmar dados’ ou ‘evitar o cancelamento do benefício’.

Em comunicado oficial, o órgão reforçou que não realiza Prova de Vida por telefone, SMS ou aplicativos de mensagens, e não solicita dados pessoais nem senhas.

Segundo o INSS, todas as chamadas com esse tipo de abordagem são fraudulentas e têm como objetivo roubar informações e aplicar golpes financeiros.

Como funciona o golpe da prova de vida do INSS

Os criminosos se passam por atendentes do INSS e:

- dizem que a Prova de Vida está pendente;

- alegam risco de bloqueio do benefício;

- pedem para digitar “1” ou “2” no telefone;

- tentam coletar dados sensíveis da vítima.

O INSS reforça que nenhuma dessas práticas faz parte dos procedimentos oficiais, visto que a maior parte dos aposentados e pensionistas não precisa fazer nenhuma ação para manter o benefício ativo.

Procedimento real do INSS

Atualmente, o procedimento é feito automaticamente pelo próprio governo, por meio do cruzamento de informações em bases oficiais, como registros de saúde, movimentações bancárias, programas sociais e atualizações cadastrais.

Somente os segurados que não são identificados no sistema automático precisam fazer a Prova de Vida manual.

Nesses casos:

- o INSS envia aviso exclusivamente pelo extrato bancário

- já foram notificados cerca de 4 milhões de beneficiários;

- o prazo para regularização é de 30 dias após o aviso.

Como se proteger dos golpes

O INSS orienta a nunca informar dados pessoais por telefone, não clicar em links enviados por mensagens, encerrar a ligação se alguém solicitar confirmação de dados.

O ideal é consultar as informações apenas nos canais oficiais e em caso de dúvida, ligar para o número 135.

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