Depois de 32 anos de ocupação irregular às margens da BR-282, o Município de Maravilha realizou, no mês de novembro deste ano, a desocupação organizada e humanizada de dez residências instaladas em área pertencente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). As informações foram divulgadas oficialmente pela prefeitura nesta quarta-feira (19).
A retirada das famílias foi possível com a concessão do benefício de Aluguel Social, previsto na Lei Municipal nº 4.396, aprovada neste ano. O benefício poderá ser concedido por até 48 meses, período em que as famílias também terão prioridade nos programas habitacionais do Município, como o Programa Casa Catarina.
Segundo o prefeito Vinicius Ventura, esta foi uma ação construída com diálogo, responsabilidade e sensibilidade.“Essa era uma situação que se arrastava há mais de três décadas. Trabalhamos com diálogo, planejamento e respeito para que cada família fosse realocada de forma segura e digna. Com a área liberada, conseguimos avançar na obra da perimetral, que é essencial para melhorar a mobilidade urbana e apoiar o desenvolvimento de Maravilha”, afirmou.
A secretária de Assistência Social, Ana Paula Oliveira, reforça que o trabalho foi cuidadosamente conduzido para garantir acolhimento e acompanhamento integral. “Nossa equipe esteve presente durante todo o processo, orientando, acolhendo e garantindo que cada família se sentisse segura. A prioridade é assegurar que ninguém fique desamparado e que todos tenham acesso a uma moradia digna e regularizada”, afirmou.
