Notícias

Uma em cada três famílias de SC atrasa contas e cartão de crédito é ‘vilão’, aponta pesquisa

Estado catarinense registrou aumento na inadimplência pelo sétimo mês seguido e atingiu maior percentual em 15 anos

Uma em cada três famílias de SC atrasa contas e cartão de crédito é ‘vilão’, aponta pesquisa
Foto: Divulgação/Conexão Financeira/

Santa Catarina registrou aumento no número de inadimplentes pelo sétimo mês consecutivo. Segundo pesquisa da Fecomércio-SC (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), 33,1% dos núcleos familiares apresentaram inadimplência em outubro.

O percentual é o maior já registrado desde o início do levantamento, em 2010. O índice também segue acima da média nacional, que se manteve estável em 30,5% no mês. Historicamente, a média de inadimplência em Santa Catarina é de 22%.

“Precisamos urgentemente de uma redução da Selic, até para evitar impactos maiores no consumo. Estamos acompanhando de perto essa situação. Outra pesquisa nossa mostrou que 35% das pessoas usarão o 13º salário exclusivamente para quitar dívidas”, avalia o presidente da Fecomércio-SC, Hélio Dagnoni.

Outro dado que preocupa é o percentual de famílias sem condições de pagar as contas em atraso, que permaneceu estável em 9,7% no mês em SC. No Brasil, a taxa foi de 13,2%, também praticamente estável em relação a setembro.

Endividamento também cresce em SC e cartão de crédito é ‘vilão’

O endividamento, indicador que mostra a disposição das famílias em realizar compras parceladas ou financiamentos de curto e longo prazo, também registrou leve aumento em outubro, chegando a 70,4%. O número continua abaixo da média histórica, que é 75%.

“O endividamento, por si só, não é necessariamente ruim. Por exemplo, uma pessoa com um financiamento imobiliário está endividada, mas é uma dívida para adquirir um bem de alto valor. Já a inadimplência é sempre negativa, pois ocorre quando a pessoa perde a capacidade de arcar com as contas e começa a atrasá-las”, explica a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti.

O cartão de crédito se manteve como o principal meio de endividamento das famílias, com 89,8% dos consumidores relatando seu uso, um avanço expressivo de sete pontos percentuais em relação ao mês anterior.

Os carnês permaneceram estáveis em 30,7%, indicando manutenção nas compras parceladas no varejo. Já o crédito pessoal e os financiamentos apresentaram leve recuo.

Inadimplência e dívidas: Santa Catarina terá mutirão de renegociação

O Procon, em parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), promove a 3ª Campanha Estadual de Recuperação de Crédito, que será realizada entre 1 a 5 de dezembro. O lançamento foi feito na última quinta-feira (13).

O objetivo da campanha é zerar as dívidas, incentivando empresas e consumidores inadimplentes a negociarem acordos, já que muitos trabalhadores receberão 13º salário no fim do ano.

A iniciativa busca fortalecer a economia local, estimular o consumo responsável e proporcionar ao endividado uma oportunidade de retornar ao mercado de consumo.

As negociações neste ano serão feitas nas câmaras de dirigentes lojistas municipais. Ou seja, o consumidor deve procurar a unidade da FCDL de sua cidade para solicitar a renegociação de dívidas.

Como acionar o Procon SC

- Atendimento virtual Catarina – 48 3665 9046.
- Zap Denúncia – 48 3665 9057: para realizar uma denúncia através do WhatsApp do Procon SC.
- Núcleo de Apoio ao Superendividamento – 48 3665 9068
- Telefone 151 – ligação gratuita apenas para tirar dúvidas dos consumidores.
- Além disso, o Procon SC atende presencialmente na Rua Conselheiro Mafra, 82, Centro, Florianópolis. É possível agendar o atendimento online.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.