Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na noite de quinta-feira (6), durante uma operação na BR-282, em Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina. O grupo transportava um carregamento de cinco toneladas de camarão de origem argentina, cuja importação é proibida no Brasil.
A ação começou após policiais desconfiarem do comportamento dos ocupantes de um automóvel, dois homens de 57 e 42 anos, que trafegavam pela rodovia. Durante a abordagem, os agentes encontraram cinco celulares com mensagens trocadas com o motorista de um caminhão que seguia próximo dali. As conversas indicavam que eles atuavam como batedores, responsáveis por alertar o caminhoneiro sobre eventuais fiscalizações.
Com a descoberta, outra equipe da PRF foi acionada e conseguiu interceptar o caminhão também em Pinhalzinho, poucos minutos depois. O motorista, de 58 anos, contou que havia carregado o produto em Dionísio Cerqueira, região de fronteira com a Argentina, e que receberia pagamento para levar a carga até Itajaí, no litoral catarinense.
De acordo com a PRF, além de se tratar de produto de importação proibida, o baú do caminhão não possuía refrigeração adequada, o que coloca em risco a qualidade do alimento e a saúde pública.
Os três envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados à Polícia Federal, onde vão responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa. A pena para contrabando pode variar de dois a cinco anos de prisão.
O caminhão, o automóvel e as cinco toneladas de camarão foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos legais.
WH3 / NOVA FM
