Notícias

Alunos vivenciam experiência de aprendizado na Tri-fronteira

Atividade foi conduzida pelo consultor credenciado do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno, com participação do Jornalista, Luiz Carlos Gnoatto

Alunos vivenciam experiência de aprendizado na Tri-fronteira
Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira, 30 de outubro de 2025, os alunos do 4º ano, da Escola Municipal Professora Jaci Maria Lopes, de Salgado Filho, participaram de uma enriquecedora visita pedagógica à região da Trifronteira, local que une os municípios de Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).

A atividade foi realizada no contexto da disciplina de Educação Empreendedora, que utiliza a metodologia JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvida pelo Sebrae.

Acompanhados pela secretária municipal de Educação, Eliane Ruch, pelo professor Danilo Preto Cavalheiro e pela professora Vanessa, os estudantes vivenciaram um dia de aprendizado fora da sala de aula, guiados pelo consultor credenciado do Sebrae, Jonas Grejianin Pagno.

O roteiro da visita incluiu pontos históricos e simbólicos da Trifronteira, como o Marco dos Oito Pontos, o Marco Grande, a nascente do rio Peperi-Guaçu e a Aduana Turismo, além de ma parada especial de encerramento no Mercado e Vinoteca Casagrande.

Durante o percurso, os alunos puderam compreender de forma prática aspectos da história, geografia e cultura regional, observando as peculiaridades socioeconômicas das comunidades fronteiriças e aprendendo sobre a moeda, os costumes e a convivência entre os povos dos três países.

O jornalista e pesquisador Luiz Carlos Gnoatto também acompanhou o grupo, enriquecendo a atividade com explicações históricas e curiosidades sobre a formação e as particularidades da Trifronteira.

Segundo o consultor Jonas Pagno, experiências como essa fortalecem o aprendizado e ampliam a visão de mundo dos estudantes.

“A vivência de campo permite que o conhecimento ganhe significado. Ao conhecer de perto a realidade da fronteira, as crianças desenvolvem curiosidade, senso de pertencimento e uma compreensão mais ampla sobre o território onde vivem”.

Jonas destacou que a iniciativa reforça o compromisso com uma educação inovadora, empreendedora e conectada à realidade local, valorizando o protagonismo dos alunos e o aprendizado por meio da experiência, da curiosidade e da vivência prática do território em que estão inseridos.

Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Unetri – La Frontera – Ascoagrin

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.