Notícias

Trump parabeniza Lula por aniversário e faz elogio: “Vigoroso”

Presidente Lula fez 80 anos de idade nesta segunda-feira (27)

Trump parabeniza Lula por aniversário e faz elogio: “Vigoroso”
Foto: Ricardo Stuckert, Divulgação

O primeiro encontro oficial entre Lula (PT) e Donald Trump rendeu mais do que o início das negociações sobre o tarifaço. Antes de embarcar de uma viagem para o Japão, em conversa com jornalistas, o presidente americano fez elogios públicos ao brasileiro e o parabenizou pelo aniversário de 80 anos, nesta segunda-feira (27). Com informações do g1.

— Tivemos uma reunião muito boa, vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fazer um acordo. Vamos ver, agora mesmo eles estão pagando, acho que 50% de tarifa. E quero desejar feliz aniversário ao presidente, hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e foi muito impressionante — afirmou Trump.

O elogio e os parabéns de Trump ecoam o tom positivo do encontro bilateral realizado no domingo (26), à margem da Cúpula do Leste Asiático, na Malásia. O gesto simboliza uma reaproximação após meses de tensão comercial, iniciada quando os EUA impuseram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, em agosto.

Como foi encontro de Lula e Trump

Lula afirmou que a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi “surpreendentemente boa” e que teve a impressão de que logo não haverá problema entre os países. 

— Se depender do Trump e de mim, vai ter acordo — disse ele durante entrevista.

Lula disse que reconhece ser um direito de um Presidente da República aplicar taxas quando acredita que a indústria nacional está sendo prejudicada, mas que as decisões dos Estados Unidos foram tomadas baseadas em informações erradas. Ele também afirmou que ficou satisfeito e otimista depois da reunião, e vai “importunar Trump com um telefonema direto”, dependendo do desenrolar da situação.

— O que não pode é acontecer o que aconteceu com o Brasil, com base em informações equivocadas, tomar uma decisão de taxar o Brasil em 50%. Ele sabe disso porque eu tive a oportunidade de dizer, agora não tem mais intermediário. Agora é o presidente Lula com o presidente Trump.

Segundo Lula, outro tópico da reunião com Trump foi o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

— Eu disse para ele que o julgamento [de Bolsonaro] foi muito sério, com provas muito contundentes — falou.

De acordo com Lula, o presidente norte-americano sabe que “Bolsonaro faz parte do passado da política brasileira”:

— Em três reuniões que você fizer comigo, você vai perceber que Bolsonaro não era nada, praticamente.

Sobre a tensão dos EUA com a Venezuela, Lula disse que demonstrou preocupação com o agravamento da situação e afirmou que é extremamente importante levar em consideração a experiência que o Brasil tem como potência na América do Sul para ser mediador na relação entre os países.

— Nós queremos manter a América do Sul como zona de paz. Nós não queremos trazer os conflitos de outras regiões para o nosso continente — afirmou.

Lula também falou que o Brasil não tem preferência entre países e deseja manter uma boa relação comercial com todas as nações. Ele ainda destacou a relação comercial com a China e ressaltou a importância do Brasil não depender exclusivamente de um país em suas trocas comerciais.

— Nós não aceitamos uma nova Guerra Fria que durante 50 anos permeou a vida da humanidade entre Estados Unidos e Rússia — concluiu.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.