A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, e o Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae-PR, que funciona junto à Ascoagrin, realizaram palestra com o tema: “Como Fidelizar Seus Clientes”.
A capacitação foi ministrada pelo consultor do Sebrae Evaldo Reinas, de Maringá-PR, e aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 20 de outubro, no auditório da Ascoagrin.
O consultor destacou que fidelizar clientes é garantir que eles continuem escolhendo a sua empresa, mesmo diante da concorrência. Mais do que atrair novos consumidores, é a fidelização que gera confiança, aumenta a credibilidade e traz resultados consistentes a longo prazo.
“O processo de fidelização sempre é pensado como um final, que acontece depois do processo de venda. Na verdade, hoje o cliente está muito mais conhecedor do mercado, sabe muito mais sobre produtos, e o processo de fidelização já inicia no momento em que o cliente está tomando decisões por uma solução. A questão é: até que ponto a minha solução pode ser a solução que ele precisa. O que é que eu posso fazer, ao longo do tempo, na vida do cliente, que pode, fazer com que ele lembre de mim no momento que precisa de uma solução”.
Evaldo ressaltou que, cada vez mais a fidelidade e a lealdade caminham muito juntas. E a ideia é que a se trabalhe mais o relacionamento do que o processo de venda.
“Um processo de relacionamento gera confiança e, consequentemente, também gera a preferência e a fidelização do cliente”, citou.
O consultor do Sebrae também destacou a importância da Ascoagrin promover, em parceria com o Sebrae-PR, capacitações desta natureza, como tantas outras já realizadas.
“A Ascoagrin está cumprindo um dos principais papéis para os quais ela foi criada, de fomentar a gestão, a sustentabilidade e o desenvolvimento do empreendedorismo, contando com parcerias como esta, com o Sebrae. Isso fomenta o desenvolvimento do empreendedorismo nas pessoas e nas empresas, principalmente no momento onde o cliente tem mudado a sua forma de tomar decisões e as formas tradicionais e antigas já não estão funcionando”.
“Hoje os clientes estão muito conectados e “modernos”. A ideia realmente é resgatar alguns aspectos que passaram batido no passado, e trabalhar muito emocional, a questão da intensidade, da integração e da conexão com o cliente. A conexão emocional é que faz com que o cliente se sinta bem e se fidelize”, concluiu o consultor do Sebrae Evaldo Reinas.
