O Instituto Nacional de Meteorologia publicou alertas para o risco de tempestades no Sul do país, que incluem Santa Catarina, entre esta quinta-feira (16) e sábado (18). Já um alerta amarelo, de perigo potencial, começa a valer nesta sexta-feira (17) e abrange todo o Estado.
Estão previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros/hora ou até 50 milímetros/dia, com ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. O risco é baixo para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
O alerta se inicia às 10h de sexta-feira e segue até 10h de sábado (18). Um outro alerta, este laranja, de perigo, abrange desde a região de Lages até o Extremo Oeste. O Inmet aponta para a possibilidade de chover entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia nessas regiões, com rajadas de vento de 60 a 100 km/h. ,
Também está prevista queda de granizo, com risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. Esse alerta está em vigor desde às 8h57min desta quinta e segue até 23h59min de sexta-feira.
Já em regiões do Oeste e Meio-Oeste, que fazem divisa com o Rio Grande do Sul, o alerta é vermelho, de grande perigo. O aviso é para chuva superior a 60 milímetro/hora ou maior que 100 milímetro/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
Confira as orientações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Em caso de enxurrada, ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
- Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
NSC
