Um adolescente de 15 anos foi identificado como o autor de um trote que mobilizou o Corpo de Bombeiros de Descanso, na noite da última quarta-feira, 15. A falsa denúncia era sobre um incêndio em uma área do interior do município, mas a ocorrência foi rapidamente descartada pelas equipes de emergência.
Segundo a Polícia Civil, as forças de segurança agiram de forma rápida após tomarem conhecimento do caso por meio da imprensa local. Em poucos minutos, o responsável pelo trote foi localizado. Como o autor é menor de idade, foi instaurado o procedimento legal previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
De acordo com a Polícia Civil, além do prejuízo operacional, esse tipo de atitude pode configurar crime, conforme o artigo 340 do Código Penal, que trata da comunicação falsa de crime ou contravenção.
"Trote é coisa séria. Pode custar tempo e vidas. Ao acionar os serviços de emergência de forma irresponsável, uma ocorrência real pode deixar de ser atendida a tempo", destacou o delegado titular de Descanso, Thiago Gomez.
O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais órgãos reforçam o pedido para que a população, especialmente pais e responsáveis, oriente crianças e adolescentes sobre o uso consciente dos canais de emergência. O uso indevido compromete a segurança de toda a comunidade.
Peperi
