A Sicredi Soma foi a anfitriã, na terça-feira, 14, em sua Sede Administrativa, em Pato Branco (PR), do Encontro de Núcleos Cooperativos da Ocepar. O encontro contou com a presença de representantes de diversos setores cooperativistas do Sudoeste do Paraná e teve palestra com o professor sênior e Coordenador do Centro Insper Agro Global, Marcos Jank, com o tema "Geopolítica e impactos nos negócios das cooperativas". O evento tem como público-alvo os presidentes, dirigentes, executivos e líderes cooperativistas paranaenses.
A abertura do evento contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, com os diretores da instituição e coordenadores de Núcleo. Em seguida houve uma apresentação da Sicredi Soma, coordenada pelo diretor-executivo da Cooperativa, Fábio Vedelago Burille.
"O Sistema Ocepar realiza duas vezes por ano essa rodada de encontros em cinco regiões do Paraná para o funcionamento do sistema cooperativista. Hoje, além de evidenciarmos o nosso compromisso em respeito às mulheres - trabalho desenvolvido junto com a Leandre Dal Ponte - vamos debater ainda temáticas ligadas ao mercado cooperativista e a importância da integração entre as cooperativas", comenta Ricken.
O presidente da Sicredi Soma, Clemente Renosto, reforçou a importância do encontro e do fomento ao cooperativismo.
"Momento importante para nós da Sicredi Soma sediarmos este encontro, oportunidade em que vamos debater o desenvolvimento sustentável das cooperativas do nosso sudoeste do Paraná e estratégias para que possamos alcançar o PCR 300, que prevê alcançar R$ 300 bilhões de faturamento até 2027", comenta Clemente.
Selo Boas Práticas
A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, participou do encontro e falou sobre a certificacao no combate a violência contra as mulheres. Em julho, o Sistema Ocepar e o Governo do Paraná assinaram um termo de compromisso que contempla a adesão ao Selo de Boas Práticas desenvolvido pela Secretaria.
O Selo Boas Práticas, que visa estimular políticas institucionais de enfrentamento a violência, especialmente nos ambientes de trabalho. A proposta já conta com certificações junto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e chega às cooperativas como passo fundamental para ampliar o alcance do programa no setor produtivo.
Encontros
A Ocepar promove o evento anualmente em duas etapas, de forma descentralizada, sendo a primeira em março juntamente com as pré-assembleias. Em 2025, as reuniões ocorreram de 10 a 13 de março, em Mariópolis, Lapa, Mandaguari e Cascavel, somando 418 participantes de 85 cooperativas. Na quarta-feira, 15, os cooperativistas do Norte e Noroeste estarão reunidos em Ubiratã, com a Coagru como anfitriã. Já na quinta-feira, dia 16, a Cotriguaçu será a anfitriã da reunião com as lideranças do Oeste, em Cascavel.