Um desentendimento envolvendo jogo de sinuca e pagamento de cerveja levou três homens a atentar contra a vida de outro. A tentativa de homicídio ocorreu em janeiro de 2023 em um bar em Bom Jesus do Oeste. Na quinta-feira, 9, os responsáveis foram julgados e condenados pelo Tribunal do Júri na Comarca de Modelo. O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) demonstrou que os réus praticaram o crime com recurso que dificultou a defesa da vítima, que inicialmente foi atingida por um golpe de faca pelas costas e estava em desvantagem numérica.
Dois réus responderam também pela qualificadora de motivação fútil. Ambos foram condenados a oito anos e dois meses de reclusão, em regime fechado, por tentativa de homicídio duplamente qualificada. O terceiro réu foi sentenciado a seis anos de reclusão, em regime semiaberto, por tentativa de homicídio qualificada. O Promotor de Justiça Edisson de Melo Menezes, titular da Promotoria de Justiça da Comarca de Modelo, sustentou que os três agiram em comunhão de esforços e vontades e só não consumaram o crime de homicídio por circunstâncias alheias à vontade deles.
Na noite do crime, segundo o relato da vítima, ele estava no balcão do bar fazendo o pagamento quando foi esfaqueado pelas costas por um dos réus. Os demais utilizaram copos e garrafas para agredi-lo, além de lhe darem socos. Uma mulher que estava no bar interveio e, amparada pelo marido, conseguiu interromper as agressões e impedir que um dos réus, munido de um facão, retomasse a violência.
Cabe recurso da decisão. Um réu já se encontrava em prisão preventiva e permanecerá encarcerado. O outro, condenado em regime fechado, iniciará de imediato o cumprimento da pena. O terceiro réu, cuja pena designada é de regime semiaberto, receberá intimação para se apresentar ao juízo competente.
