O Aeroporto de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste catarinense, vai receber R$ 2,9 milhões em investimentos por meio de um convênio entre o Governo de Santa Catarina e a Prefeitura Municipal. Os recursos serão aplicados em melhorias na iluminação, instalação de casa de força (KF) e do PAPI, sistema que orienta a aproximação das aeronaves.
O convênio foi assinado nesta terça-feira (7) durante visita do secretário da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, à cidade. Segundo ele, o investimento reforça o compromisso do governador Jorginho Mello em qualificar os aeroportos públicos. “Depois da reabertura deste aeroporto, em 2024, seguimos com novas melhorias que vão elevar o padrão de operação”, destacou.
Com as obras, o aeroporto poderá operar também à noite e em condições de pouca visibilidade, ampliando a segurança e a utilidade da estrutura. Para a prefeita Bianca Maran Bertamoni, os investimentos fortalecem o desenvolvimento regional. “São melhorias que trarão mais segurança para aeronaves e usuários, garantindo um equipamento fundamental para o Extremo Oeste”, afirmou.
Desde 2023, o aeroporto já recebeu R$ 880 mil em revitalizações na pista, que tem 1.376 metros de comprimento por 18 de largura. A SPAF coordenou a reabertura em julho de 2024, após mais de dez anos de inatividade, o local estava fechado desde 2013
Anderson Sommer / Portal Tri
