O partido de oposição ao governo de Javier Milei venceu as eleições legislativas na província de Buenos Aires, maior distrito eleitoral, durante o domingo (7). O partido peronista Fuerza Patria conquistou quase 47% dos votos, enquanto La Libertad, de Milei, teve 34%. O resultado preocupa, pois a província é fundamental para as próximas eleições nacionais. Segundo a Agência Brasil, foram apurados 85%.
O atual presidente argentino reconheceu a derrota e prometeu que o partido deve trabalhar para reverter o resultado.
— O que precisa ficar claro é que, sem nenhuma dúvida, no plano político tivemos uma derrota. Se quisermos seguir em frente, é preciso aceitar os resultados. Sofremos um revés e é preciso assumi-lo. […] Isso nos levará a uma autocrítica profunda, na qual corrigiremos os erros que cometemos. Não há opção de repetir os mesmos erros. Nós os corrigiremos — disse o presidente.
Conforme a Agência Brasil, os resultados que ainda são provisórios apontam para a vitória do peronismo, representado principalmente pela ex-presidente argentina Cristina Kirchner (2007-2015), em seis de oito seções eleitorais da província, incluindo as comunidades mais populosas.
Além do Fuerza Patria e La Libertad, o partido Somos Buenos Aires, também peronista, mas contrário ao kirchnerismo, registrou cerca de 5% dos votos. Em seguida, com 4%, veio a Frente Izquierda de los Trabajadores Unidad.
Com a eleição, Fuerza Patria deverá ocupar 13 das 23 cadeiras do Senado, enquanto La Libertad ficou com oito. Na câmara, o primeiro partido ficou com 21 assentos e o segundo, com 18.
nsctotal