De acordo com o gerente da agência do Sicoob de São José do Cedro, Diogo Kuhn, foram registradas tentativas de golpes da falsa central de atendimento na região.
Ele explica que os estelionatários telefonam para os associados com um número de telefone que parece ser do Sicoob, mas a verdade é que utilizam uma tecnologia para simular a central telefônica da cooperativa de crédito.
"O golpe consiste em agir de forma urgente, assustando a vítima, dizendo que sua conta teria sido fraudada e a convencendo a fazer algum procedimento via aplicativo, geralmente transferências ou algum pagamento. Mas, é no momento que a vítima faz o que é pedido por essa falsa central de atendimento que cai no golpe", alerta o bancário.
Diogo Kuhn reforça que o sistema da instituição e o aplicativo são totalmente seguros. Contudo, a pessoa não deve passar informações, nem fazer procedimentos orientados por telefone.
Segundo ele, os golpistas usam de engenharia social para convencer as pessoas a seguirem seus comandos. Portanto, caso receba algum contato estranho, informando que algo de errado está acontecendo com sua conta ou peça para fazer qualquer procedimento estranho, a regra é desligar imediatamente e, se necessário, procurar pessoalmente a instituição bancária para esclarecer os fatos.
Rádio Integração