O governador Jorginho Mello autorizou a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) a firmar convênio com a Prefeitura de Dionísio Cerqueira para realizar novos investimentos no aeroporto do município. O Estado vai destinar R$ 3,3 milhões para a instalação de PAPI, sigla em inglês do equipamento chamado Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, e balizamento noturno.
“Com estes novos investimentos, o Aeroporto de Dionísio Cerqueira terá sua infraestrutura aprimorada, permitindo pousos e decolagens noturnos. É mais um incremento na infraestrutura aeroportuária de Santa Catarina em um aeroporto que é estratégico para a logística do estado, atendendo a aviação executiva, voos de saúde e segurança”, afirma o secretário da SPAF.
“O aeroporto é uma porta de entrada para o desenvolvimento, turismo e negócios. Esses investimentos significam mais segurança, agilidade e oportunidades para Dionísio Cerqueira e toda a região de fronteira”, argumenta a prefeita licenciada Bianca Maran Bertamoni.
O prefeito em exercício, Alcir Alceu Sawaris, recebeu a confirmação do investimento durante reunião realizada na sede da SPAF, em Florianópolis.
“Temos recebido apoio da Secretaria para a elaboração dos projetos e agora com a confirmação do convênio, vamos dar sequência ao processo licitatório para que esse trabalho seja realizado e que esteja disponível para os usuários do aeroportos”, completa Sawaris.
Desde 2023, o Aeroporto de Dionísio Cerqueira já recebeu R$ 880 mil em investimentos que foram aplicados na conclusão da revitalização da pista. A SPAF também atuou na reabertura do Aeroporto de Dionísio Cerqueira que estava inativo desde 2013 e foi regularizado para operar em julho de 2024. A pista tem 1.376 metros de comprimento por 18 metros de largura.
Ascom