A Polícia Civil do Paraná, por meio da Divisão Estadual de Narcóticos (DENARC) de Pato Branco e da 19ª Subdivisão Policial de Francisco Beltrão, realizou nesta terça-feira (12) a segunda fase da Operação “Cortina de Fumaça”. O objetivo é combater a lavagem de dinheiro ligada a crimes investigados na primeira etapa da ação, feita em 2024.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça de Francisco Beltrão com apoio do Ministério Público. As ações aconteceram em Francisco Beltrão, Marmeleiro, Vitorino, Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado.
Cerca de 80 policiais civis participaram da operação, que também incluiu bloqueio de contas bancárias e apreensão de bens e imóveis, para impedir que o dinheiro obtido de forma ilegal volte a circular.
Segundo a delegada Franciela Alberton, foram identificadas movimentações bancárias de mais de R$ 500 milhões. Entre os bens bloqueados estão 17 imóveis, como chácaras e casas de veraneio, e 34 veículos, incluindo carros e caminhões.
As investigações apontam que o grupo usava empresas e pessoas de fachada para movimentar o dinheiro e comprar bens, escondendo a origem ilegal dos valores.
Primeira fase
Na primeira fase, feita em 17 de setembro de 2024, dois grupos criminosos foram alvos: um atuava no tráfico interestadual de drogas e o outro no roubo de cargas. Na ocasião, a polícia cumpriu 19 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em 13 cidades. Foram apreendidos 6,7 toneladas de maconha, 65 quilos de crack, 238 quilos de skunk, além de veículos, armas, munições e dinheiro.
Também foi afastado um policial civil de São Paulo suspeito de envolvimento no roubo de cargas.
A segunda fase aprofunda as investigações e busca atingir o patrimônio dos envolvidos. De acordo com o delegado Ricardo Moraes, chefe da 19ª SDP, a ação faz parte da estratégia de combate ao crime organizado no Paraná.
A Polícia Civil informou que novas ações poderão acontecer conforme o andamento das investigações.
Anderson Sommer / Portal Tri com informações PCPR