A Polícia Civil do Paraná, por meio da 59ª Delegacia Regional de Polícia de Capanema e do GDE de Cascavel, deflagraram nesta quinta-feira (24) uma operação de grande impacto no combate ao crime organizado, que contou com apoio da RONE da Polícia militar. As investigações começaram após identificar a circulação de celulares roubados de uma carga interceptada na cidade de Cascavel.
A investigação foi iniciada quando os aparelhos começaram a dar sinais de atividade e serem registrados na cidade de Capanema, revelando uma possível ramificação local da quadrilha.
Durante as diligências, os investigadores identificaram que todos os aparelhos haviam sido comercializados por um mesmo comerciante do município. Ao ser procurado pela equipe policial, o empresário demonstrou comportamento evasivo, não colaborando com as apurações e iniciando uma movimentação suspeita de tentativa de recolher os aparelhos vendidos, oferecendo devolução em dinheiro aos compradores.
Alguns desses compradores compareceram voluntariamente à delegacia, devolveram os celulares e apresentaram áudios comprometedores gravados com o comerciante e sua esposa. Nas mensagens, o casal orientava os clientes a bloquear o número da Polícia Civil e a não colaborarem com as investigações, configurando obstrução de justiça.
Diante da gravidade dos fatos, a autoridade policial representou ao Poder Judiciário por mandados de busca e apreensão e prisão preventiva do casal, prontamente deferidos e cumpridos. As buscas foram realizadas em diversos estabelecimentos de propriedade dos investigados, incluindo mercados, loja de materiais de construção, loja de joias e depósitos vinculados ao núcleo familiar.
A operação resultou na prisão em flagrante de várias pessoas, inclusive do casal de empresários, e na apreensão de dezenas de celulares oriundos do roubo em Cascavel, grande quantia em dinheiro em espécie, uma arma de fogo sem registro legal e a descoberta de um esquema de falsificação de bebidas alcoólicas, incluindo cervejas e uísques.
A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate ao crime.
PP News