Após uma década de dedicação e coragem, o cão policial Thor, do Grupamento de Cães da Polícia Militar de São Miguel do Oeste, entrou oficialmente para a aposentadoria. O pastor-belga malinois, nascido em dezembro de 2014, se tornou referência em operações de busca, captura e controle de distúrbios civis no Extremo Oeste de Santa Catarina.
Conhecido e temido por criminosos, Thor participou de diversas ocorrências de destaque na região, atuando principalmente em áreas de mata fechada utilizadas por traficantes, contrabandistas e foragidos. Com sua pelagem amarelada e faro apurado, o cão esteve presente em operações não só da PM, mas também de outros órgãos de segurança pública.
Entre suas atuações mais marcantes, estão:
- 2017: localização de um homem acusado de tentativa de feminicídio, que havia se escondido em uma mata após ferir a companheira com uma faca, em São Miguel do Oeste;
- 2019: prisão de um traficante que havia abandonado um veículo e fugido para uma área rural em São José do Cedro. Na ocasião, foram apreendidos cerca de 400 kg de maconha;
- 2021: localização de uma mulher com transtornos mentais, também em São Miguel do Oeste. Após ser encontrada por Thor, ela foi reanimada pelos policiais até a chegada do Corpo de Bombeiros.
Além dessas ocorrências, Thor esteve presente em inúmeras ações de busca e captura, reintegrações de posse e outras missões em toda a área de atuação do 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira.
Agora, após cumprir com excelência seu papel como combatente de quatro patas, Thor vive sua aposentadoria em um sítio na Linha Progresso, interior do município de Princesa (SC), onde recebe o merecido descanso.
A Polícia Militar agradece os serviços prestados:
“...que no conforto de nossa missão cumprida, possamos ser apenas homem e cão...”
Anderson Sommer / Portal Tri