Um homem de 36 anos foi preso após desafiar um PM por som alto em Blumenau. O caso aconteceu no domingo (20), após o homem manter o volume da música alto e se recusar a desligá-lo, mesmo após ordem da Polícia Militar. O crime configura perturbação do sossego.
Ele se identificou como estudante de Direito e alegou, conforme informou a polícia, que “conhecia a lei”, afirmando que escutaria música “como bem entendesse”, no bairro Velha Grande, em Blumenau. A ocorrência foi registrada por volta das 17h10, na Rua Carlos Henrique Mulhmann.
Ao chegarem no local, os policiais constataram o volume excessivo vindo de uma casa. Mesmo após ordem para cessar o barulho, o morador não apenas ignorou o pedido como aumentou o volume do equipamento de som.
De acordo com a polícia ele ainda proferiu xingamentos contra os agentes, configurando os crimes de desobediência e desacato.
Foi dada voz de prisão ao homem, que se recusou a assinar o Termo Circunstanciado. O equipamento foi apreendido, e ele foi encaminhado à Central de Plantão da Polícia Civil.
Horas depois, outro caso semelhante mobilizou a Polícia Militar, desta vez no bairro Progresso. Por volta das 23h10, uma guarnição foi acionada para a Rua Jovêncio Formento Filho, onde moradores denunciaram novamente perturbação do sossego.
No local, a PM encontrou um homem de 34 anos e uma mulher de 24, que também resistiram à abordagem e desacataram os policiais. As caixas de som foram apreendidas, e os dois assinaram Termo de Compromisso de Comparecimento em Juízo, sendo liberados em seguida.
Além da atuação policial, a Prefeitura de Blumenau foi acionada por meio do programa PSIU, que regula casos de poluição sonora na cidade.
ND+