A Brigada Comunitária de Ampére atendeu, no início da noite de quarta-feira, 16, uma ocorrência de possível princípio de incêndio em uma residência localizada na Rua Guaíra, nas proximidades do antigo Mercado Guisão, no centro
A chamada foi registrada por volta das 18h. Rapidamente, os brigadistas se deslocaram até o local, seguindo os protocolos de segurança. Assim que chegaram, desligaram a energia elétrica da casa e conseguiram entrar na residência, que estava tomada por uma intensa fumaça. Dentro da casa, os voluntários identificaram que a fumaça vinha de uma panela tampada sobre um fogão a gás. No interior da panela estavam alimentos — pinhão — que estavam sendo cozidos.
Segundo a Brigada, o incêndio não se iniciou de fato porque a panela estava tampada, o que impediu a entrada de oxigênio — um dos três elementos necessários para que o fogo se propague, conhecido como o “triângulo do fogo”. A panela foi retirada, a situação controlada e a família orientada quanto aos cuidados básicos que podem prevenir acidentes domésticos.
A moradora relatou que havia colocado a panela no fogo e, por descuido, acabou saindo de casa, esquecendo-se completamente da situação. Ao retornar, encontrou a casa cheia de fumaça e, em pânico, acreditava se tratar de um curto na rede elétrica.
Felizmente, ninguém se feriu e os danos foram evitados graças à ação rápida da Brigada Comunitária.
Com informações da Brigada Comunitária