Atualmente, o estado de São Paulo lidera o ranking de casos prováveis de dengue, com 852.958 ocorrências. Em seguida, aparecem Minas Gerais (157.466), Paraná (109.107), Goiás (86.911) e Rio Grande do Sul (84.100). Maranhão (399), Sergipe (794) e Amapá (1.792), por outro lado, registram o menor número de infecções.
Já em relação aos óbitos confirmados, o número chega a 1.420. Outras 543 mortes, por sua vez, estão sob investigação – isto é, para ver se há relação com a dengue.
Apesar do alto número de infecções, a incidência da dengue está menor quando comparada a 2024. Conforme o Ministério da Saúde, o país apresentou uma redução de quase 60% no número de casos prováveis da doença no começo do ano. De toda forma, a pasta ampliou as ações de enfrentamento para 312 municípios, incluindo a campanha de vacinação.
O que é a dengue?
Os principais sintomas da dengue são febre acima de 38°C, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A doença pode progredir para formas graves, associadas ao extravasamento de plasma, hemorragias ou comprometimento de órgãos, que podem evoluir para o óbito.
Como se proteger?
Existe tratamento?
- Repouso;
- Ingestão de líquidos;
- Não se automedicar e procurar imediatamente o serviço de urgência se houver sangramentos ou surgimento de pelo menos um sinal de alarme;
- Retorno para reavaliação clínica de acordo com orientação médica.
SBTNEWS