Notícias

Inmet coloca o Sul do Brasil em alerta vermelho para frio com risco à saúde

De acordo com órgão federal, há possibilidade de neve em cidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina

Inmet coloca o Sul do Brasil em alerta vermelho para frio com risco à saúde
Foto: Freepik/Banco de Imagens

Um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para declínio de temperatura a partir de 00h01min de quarta-feira (28).

A redução nos termômetros pode superar os cinco graus em comparação com a média para esta época do ano em cada região e representa risco à saúde, indica o Inmet. O alerta com grau de severidade laranja é válido até as 10h de quinta-feira (29).

O cenário é válido para todo o território de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da faixa sudoeste de São Paulo, parte de Mato Grosso do Sul e áreas do oeste de Mato Grosso e Rondônia. O declínio de temperatura é resultado do avanço de uma frente fria que ingressa no Brasil a partir do Rio Grande do Sul.

Defesa Civil de SC alerta para frio extremo

A Defesa Civil de Santa Catarina também emitiu um alerta laranja para o frio extremo nesta segunda-feira (26). Conforme a previsão, as temperaturas mínimas devem estar “bem abaixo de 0°C” a partir de quarta-feira (26) na Serra Catarinense.

Segundo a Defesa Civil, o frio extremo é causado por uma massa de ar seco e frio que avança pelo sul do Brasil, o que faz com que as temperaturas despenquem em todas as regiões de Santa Catarina.

De acordo com a previsão, as temperaturas começam a cair no início da tarde de quarta no Oeste, quando as mínimas podem ficar abaixo de 0°C nas regiões mais altas da Serra, entre 1°C e 5°C nos Planaltos e no Meio-Oeste, 5°C no Extremo Oeste e em torno de 10°C no Litoral e em áreas próximas.

Temperaturas despencam na quinta e pode nevar em SC

Conforme a previsão, na madrugada de quinta as temperaturas devem despencar e, com o frio extremo, há chance de neve.

“Os modelos meteorológicos indicam temperaturas mínimas bem abaixo de 0°C nas áreas mais elevadas, especialmente entre os Planaltos e no Meio-Oeste. Nestas regiões, as condições atmosféricas – com temperaturas muito baixas e umidade disponível – são favoráveis à ocorrência de precipitação invernal e até mesmo de neve, na quinta-feira (29).”

A Defesa Civil alertou que a neve é um “fenômeno de difícil previsão” e que a população precisa acompanhar as atualizações nos próximos dias.

A quinta deve ser ensolarada, mas fria. As temperaturas máximas ficam entre 1°C e 6°C na Serra e no Meio-Oeste, variam entre 8°C e 14°C no Litoral e no Médio e Baixo Vale do Itajaí, levemente mais baixas no Alto Vale, e entre 4°C e 8°C no Oeste e Extremo Oeste.

Ainda segundo a previsão, a sensação térmica vai baixar diante da combinação do frio extremo com ventos na parte Leste catarinense, principalmente no Litoral e Planalto Sul.

O frio extremo segue até, no mínimo, domingo (1º), principalmente entre a manhã e a noite, com chance de geada. Durante a tarde, as máximas não passam dos 20°C.

Alerta laranja: frio extremo pode piorar doenças e causar acidentes

A Defesa Civil emitiu o alerta laranja de frio extremo para todas as regiões de Santa Catarina e afirmou que a chance é moderada a alta para ocorrências associadas ao desconforto térmico, hipotermia e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, além de congelamento de pistas e tubulações nas áreas mais suscetíveis da Serra Catarinense.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 10º - Mínima 5º
Céu nublado com chuva fraca

Sexta
Máxima 14º - Mínima 4º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 18º - Mínima 4º
Céu limpo

Domingo
Máxima 18º - Mínima 6º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 16º - Mínima 8º
Céu nublado com chuva moderada

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.