O Conclave de 2025 teve início hoje, quarta-feira, 7 de maio, no Vaticano, com o objetivo de eleger o 267º Papa da Igreja Católica, sucedendo o Papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos. Participam da eleição 133 cardeais eleitores, reunidos na Capela Sistina sob estrito sigilo, conforme as tradições milenares da Igreja.
Cerimônia de Abertura
A jornada começou com a celebração da Missa Pro Eligendo Romano Pontifice na Basílica de São Pedro, presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Início do Conclave
Às 16h30 (horário local), os cardeais iniciaram oficialmente o conclave com uma oração na Capela Paulina, seguida de uma procissão até a Capela Sistina. Lá, entoaram o hino "Veni Creator Spiritus" e prestaram juramento de sigilo absoluto. A primeira votação está prevista para ocorrer ainda hoje, com a expectativa de que a primeira fumaça — preta (nenhuma decisão) ou branca (novo papa eleito) — apareça por volta das 14h (horário de Brasília).
Participação Brasileira
O conclave conta com a participação de sete cardeais brasileiros, incluindo Dom Sérgio da Rocha e Dom Odilo Scherer. Além deles, o cardeal Dom João Braz de Aviz, embora não esteja entre os eleitores, também é considerado um possível candidato ao papado.
Favoritos ao Papado
Entre os nomes mais cotados para suceder o Papa Francisco estão:
- Pietro Parolin (Itália)
- Matteo Zuppi (Itália)
- Luis Antonio Tagle (Filipinas)
- Robert Sarah (Guiné)
- Jean-Marc Aveline (França)
- José Tolentino de Mendonça (Portugal)
Esses cardeais são considerados "papáveis" devido à sua experiência e influência dentro da Igreja.
Anderson Sommer / Portal Tri