A Polícia Civil (PC-PR) de Cascavel, no oeste do Paraná, recuperou 160 celulares roubados e furtados usando o código dos aparelhos. A ação faz parte do projeto Recuperacel, que integra um sistema de rastreamento, análise de dados e investigações policiais para localizar os aparelhos.
A polícia explicou que só foi possível recuperar os celulares das vítimas que apresentaram de um número chamado do IMEI (International Mobile Equipment Identity) no boletim de ocorrência. Segundo a polícia, esta é uma iniciativa inédita no Paraná, que foi inspirada em um projeto base que começou no Piauí.
A recuperação dos celulares foi feita em pouco mais de dois meses pela equipe do Núcleo de Inteligência (Nipol) e do Grupo de Diligências Especiais (GDE) por meio de rastreamentos, intimações, oitivas e apreensões.
Os celulares recuperados tinham sido registrados em boletins feitos em 2023, 2024 e 2025. Eles foram encontrados com pessoas que haviam comprado os aparelhos por redes sociais, via marketplace.
Os aparelhos foram devolvidos às vítimas na noite desta segunda-feira (5), em uma evento realizado no Auditório da Associação Comercial e Industrial de Cascavel.
A Polícia Civil orienta que em as vítimas que não informaram o número do IMEI no boletim de ocorrência, ainda podem ir até a delegacia para complementar as informações.
Como localizar o IMEI nos aparelhos
De acordo com a Polícia Civil, caso o celular tenha sido furtado ou roubado, o IMEI pode ser encontrado na caixa do aparelho, na nota fiscal ou em contas Google ou iOS que estejam vinculadas à ele.
Furtos e roubos de celulares diminuíram no Paraná
Conforme a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP), em 2024 foram registrados 22.920 boletins de ocorrência de furtos de celulares. Isso representa uma redução de 20,1% em comparação com 2023, quando houve 28.721 furtos.
Em relação ao roubo de celulares, a SESP informou que foram 9.425 ocorrências em 2024, o que representa 21,8% a menos do que em 2023, quando houve o registro de 12.054 roubos.
g1