A Polícia Militar Ambiental (PMA) e a Cidasc impediram a realização de um torneio ilegal de canto de pássaros silvestres na manhã de domingo, dia 16, no bairro Monte Verde, em Florianópolis, Litoral de Santa Catarina.
Durante a ação, participantes do evento tentaram fugir pela mata. Diversos frequentadores foram autuados e as aves apreendidas foram soltas em área adequada.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram um portão improvisado com cadeado, o que dificultou a abordagem e permitiu que alguns participantes fugissem para a mata. Após superar o obstáculo, a equipe identificou os frequentadores, mas o organizador do torneio conseguiu escapar antes de ser qualificado. Durante a fiscalização, foram registrados autos de infração ambiental contra diversos envolvidos.
Após a conclusão da ação e apreensão dos animais, foi emitido um laudo autorizando a soltura das aves, entre elas coleiras e trinca-ferros, em razão das boas condições de saúde.
Condições para realização
Em Santa Catarina, a realização de torneios com aves silvestres é regida pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SAR), conforme uma portaria, que estabelece condições para a realização desses eventos. A atividade depende de autorização dos órgãos ambientais competentes, como o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
A captura, posse e transporte de aves silvestres são regulamentados pela legislação ambiental para garantir a proteção da fauna. Para que esses eventos ocorram de forma legal, é necessário que os organizadores obtenham as licenças apropriadas, assegurando que as aves participantes não estejam em risco de extinção e cumpram as normas de bem-estar animal.
Oeste Mais