Notícias

SC bate recorde histórico com mais de 328 mil toneladas de carnes exportadas em 2025

SC bate recorde histórico com mais de 328 mil toneladas de carnes exportadas em 2025
Foto: Aires Mariga, Epagri, Divulgação

Santa Catarina exportou 328,6 mil toneladas de carnes em janeiro e fevereiro, com uma arrecadação de US$ 698 milhões, melhores índices da série histórica para esses meses desde o início dos registros, em 1997. As altas representam um crescimento de 8,3% na quantidade e 16,8% em relação à receita gerada, e levam em consideração as exportações de frangos, suínos, perus, patos e marrecos, bovinos e outros tipos de carnes.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Economia e sistematizados pelo Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) na terça-feira (11). O maior aumento foi registrado nas exportações de carne de frango produzidas em Santa Catarina, com um crescimento de 9,8% em volume. Na receita, também foi registrada uma alta de 16,4%, melhor desempenho para o primeiro bimestre de toda a história.

De toda a carne de frango brasileira exportada, a produzida em território catarinense representa 22,6% do volume, enquanto 23,9% da receita gerada pelas exportações são advindas de Santa Catarina.

Outro destaque foi a produção de carne suína, com 117,3 mil toneladas exportadas. A arrecadação chegou a US$ 279,6 milhões em receitas, uma alta de 8,9% em quantidade e 18,4% em lucro. Nos primeiros dois meses de 2025, Santa Catarina produziu 55,5% de toda a carne suína exportada no Brasil. Em receita, o Estado foi responsável por 55,7% da arrecadação gerada por esse tipo de carne.

Principais destinos

A carne de frango catarinense teve como principal destino, em janeiro e fevereiro, a China (35,3%). Os Países Baixos, a Arábia Saudita e o Japão também foram grandes compradores desse tipo de carne. Já a carne suína catarinense foi, principalmente, para o Japão, que ampliou em 73% a quantidade adquirida.

Outros países que foram destino da carne suína produzida em Santa Catarina foram a China e Filipinas.

Para o governador Jorginho Mello (PL), os resultados são frutos do incentivo, apoio e fiscalização de “toda a cadeia produtiva, portos para escoar a produção”.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini também atribui o desempenho recorde à “competitividade e qualidade das carnes produzidas no estado, consolidando Santa Catarina como um dos maiores e mais importantes players do mercado global de carnes”.

NSC Total

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado

Domingo
Máxima 26º - Mínima 13º
Períodos nublados

Segunda
Máxima 24º - Mínima 16º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 25º - Mínima 15º
Céu nublado com chuva fraca

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.