O ano de 2025 começou de forma intensa para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Nos primeiros 31 dias do ano, a guarnição registrou 20.989 ocorrências, com o atendimento de 15.823 vítimas. O volume representa um aumento de 17% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas aproximadamente 18 mil ocorrências.
O CBMSC destaca que o crescimento reforça o papel da corporação na segurança pública e no atendimento a emergências em todo o estado. A atuação dos bombeiros abrange desde acidentes de trânsito a salvamentos em áreas de risco, além de combate a incêndios e resgate de animais.
As ocorrências atendidas são variadas e abrangem diferentes tipos de emergências, desde atendimento pré-hospitalar até resgates e operações de salvamento.
Principais atendimentos no primeiro mês de 2025
- • Atendimentos pré-hospitalares: 13.931
- • Salvamento, busca e resgate: 1.754
- • Diversos: 1.053
- • Incêndios: 937
- • Auxílios e apoios: 685
- • Manejo de insetos: 629
“Temos investido fortemente na nossa corporação. Além dos recursos aplicados em equipamentos, somente no último ano integramos 261 novos soldados. Outro ponto de destaque é a formação continuada, com 575 atividades de capacitação realizadas e mais de 50% do nosso efetivo participando. Nossa missão é oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente para a população”, diz o comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza.
O investimento em equipamentos de proteção individual para combate a incêndios urbanos ultrapassou R$ 1,2 milhão em 2024, ano em que também foram adquiridas 53 novas ambulâncias e 51 caminhonetes para ampliar a frota de veículos de emergência.
Oeste Mais