A Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, juntamente com o Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira – NECEF e o Núcleo de Contadores da Fronteira – NCF, que integram a Ascoagrin, participaram da última sessão ordinária de 2024, da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, na tarde desta segunda-feira, 16 de dezembro.
A sessão contou com a presença da presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade; o Diretor de Assuntos Internacionais, Cleo Luis Petroli; do coordenador do NECEF, Joacir Fransozi; empresários que integram o NECEF; contadores que integram o NCF; do Campus de Barracão do Instituto Federal do Paraná – IFPR, através do professor Alessandro, coordenador do curso de COmex; da Unetri Faculdades, através do coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Cleonir Luiz Welter; lideranças locais e a imprensa da trifronteira.
Durante a “Tribuna Livre” da sessão, Joacir Fransozi, fez uma explanação detalhada sobre os números do movimento pela Aduana e Porto Seco de Dionísio Cerqueira, comparando-os com números de outras Aduanas.
Fransozi ressaltou a importância, para a trifronteira e região, do avanço e do aumento do movimento já registrado pela nova Aduana, mas deixou claro que esses números, mesmo que o movimento de outubro passado tenha batido e recorde mensal de caminhões, ainda estão muito abaixo do que era projetado, bem como das potencialidades de movimento pelo novo Porto Seco.
Mesmo com esse aumento, o total de cargas está bem abaixo do esperado e do que era projetado para o ano de 2024.
“As projeções indicavam que neste ano passariam em torno de 34 mil caminhões pela Aduana, mas o ano fechará com a passagem de apenas cerca de 23 mil caminhões.
“Apesar dos esforços conjuntos do poder público municipal e da iniciativa privada, bem como os benefícios fiscais implementados pelo Governo de Santa Catarina, o número de cargas que passam pela nossa fronteira não está atingindo os totais que deveriam alcançar, demonstrando a necessidade de melhorias nos serviços prestados pelos órgãos fiscalizadores, a fim de garantir maior agilidade e eficiência nos processos”.
“Demonstramos também a necessidade urgente de soluções que aprimorem o atendimento prestado pelos por órgãos de fiscalização aduaneira, seguindo normas e padrões cumpridos em outras aduanas, flexibilizando e agilizando o movimento de cargas”.
“Estamos diante de uma oportunidade única e inadiável para incrementar o movimento pela Aduana de Dionísio Cerqueira e alavancar o desenvolvimento da região de fronteira, além de fazer com que um grande volume e recursos passe a circular na trifronteira”, citou Joacir.
“Também reforçamos a importância e necessidade de parcerias entre o setor público e privado, para buscarmos essas mudanças e melhorias que são urgentes e necessárias”, destacou Joacir Fransozi.
Os vereadores se manifestaram após a apresentação e se comprometendo em levar essas reivindicações aos parlamentares parceiros e às instâncias competentes.
O presidente da Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira, vereador Claudiomiro Pavan, destacou que esta foi uma das melhores explanações solicitadas para Tribuna Livre da Câmara Municipal, que já acompanhou até hoje.
“Agradeço imensamente a presença da presidente da Ascoagrin e dos integrantes do Núcleo de Empresários do Comércio Exterior da Fronteira e o Núcleo de Contadores da Fronteira, e parabenizo o Joacir pela excelente apresentação sobre a realidade e os números da nossa Aduana”.
Vamos repassar todas essas planilhas apresentadas a todos os vereadores, para que cada um busque, junto aos seus deputados e senadores, possíveis soluções para esses impasses. É um trabalho conjunto para que tenhamos as mudanças necessária em nossa Aduana”, concluiu Claudiomiro Pavan.
Matheus de Souza / Portal Tri, com informações Luiz Carlos Gnoatto: Comunicação Ascoagrin