A diretora de uma escola em Dionísio Cerqueira, foi condenada por agredir física e psicologicamente quatro alunos que se recusaram a dormir no horário de descanso. O crime aconteceu em 24 de novembro de 2022.
Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), as agressões ocorreram durante a “hora do soninho”, no intervalo de almoço da escola. Na ocasião, uma professora levou os alunos para a sala da diretora porque eles estavam agitados. Lá, a diretora teria agido com violência, conforme depoimentos.
Uma professora que testemunhou o caso disse ter ouvido a diretora gritar com as crianças, que tinham entre sete e nove anos. As vítimas confirmaram as agressões, relatando que sofreram puxões de cabelo, esganaduras, empurrões e beliscões.
A mãe de uma das alunas contou que a filha chegou em casa chorando muito e, no início, não conseguiu explicar o que havia acontecido. Ao buscar esclarecimentos, a diretora negou qualquer problema. No entanto, a mãe confirmou as agressões após falar com a professora e com a mãe de outra criança.
A diretora foi condenada a cinco meses e 13 dias de detenção em regime aberto, mas a pena foi suspensa com a condição de que ela fique afastada do cargo de diretora por um ano, não podendo atuar na função em nenhuma escola do estado. A decisão ainda permite recurso.
Anderson Sommer / Portal Tri