Notícias

Vacinação contra a dengue em SC atinge apenas 16% do público-alvo

Número corresponde às pessoas que completaram esquema com duas doses; em relação à primeira dose, cobertura é de 39%, bem abaixo dos 90% estipulados pelo Ministério da Saúde

Vacinação contra a dengue em SC atinge apenas 16% do público-alvo
Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde de Santa Catarina

A vacinação contra a dengue segue a passos lentos em Santa Catarina. Apenas 16,7% do público-alvo (crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos) completou o esquema vacinal, segundo dados da Secretaria do Estado de Saúde divulgados nesta terça-feira (3). O imunizante é aplicado em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Das 221 mil pessoas quem compõem o público-alvo da vacinação, nas quatro regiões em que o imunizante está disponível (Nordeste, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí e a região de Chapecó), apenas 37 mil completaram o esquema vacinal. Em relação à primeira dose, 86 mil pessoas tomaram, o que corresponde a uma cobertura de 39%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 90% do público.

A maior cobertura vacinal é na região Nordeste, primeira a receber o imunizante em Santa Catarina, em 24 de fevereiro. Segundo a SES, 54% do público-alvo está vacinado com a primeira dose, e 26% com as duas doses.

Na Grande Florianópolis, que começou a vacinar em 8 de abril, a cobertura vacinal é de 13% para as duas doses. No Médio Vale do Itajaí e na região de Chapecó, últimas regiões a receber as vacinas, 10% do público completou o esquema vacinal.

Em 2024, Santa Catarina já registrou 348 mil casos prováveis de dengue, o equivalente a 246% do total de casos de 2023, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O Estado chegou a declarar situação de emergência, em fevereiro, devido ao aumento significativo de casos. Até agora, a doença já causou 340 mortes.

Ações para eliminar os focos do mosquito

- Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos;

- Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios;

- Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água;

- Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas;

- Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana;

- Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas;

- Mantenha as lixeiras tampadas, não acumule lixo/entulhos e guarde os pneus em lugar seco e coberto.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Terça
Máxima 25º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quarta
Máxima 18º - Mínima 5º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Quinta
Máxima 11º - Mínima 4º
Céu nublado

Sexta
Máxima 12º - Mínima 2º
Céu limpo

Sábado
Máxima 16º - Mínima 3º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.