Notícias

Setor funerário de Chapecó é alvo de operação e empresários são presos

A operação Cortejo investiga extorsão e monopólio no setor funerário de Chapecó com uso de armas e controle de concorrência; entenda

Setor funerário de Chapecó é alvo de operação e empresários são presos
Foto: Gaeco/Reprodução

A operação Cortejo investiga supostos crimes no setor funerário de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagou a ação nesta quinta-feira (28).

O trabalho do Gaeco resultou na prisão preventiva de dois empresários e no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão em Chapecó e no município de Nova Erechim.

As investigações apontam práticas graves, como extorsão com uso de armas de fogo, formação de organização criminosa e tentativa de controlar o mercado funerário por meio de monopólios, disse o Gaeco.

Empresários do setor são acusados de eliminar a concorrência, impedir novos prestadores de serviços e manipular preços, o que prejudicou as famílias que necessitam de serviços funerários.

A operação começou na tarde de quarta-feira (27) e foi concluída na manhã desta quinta, com ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Criminal e pela Vara Regional de Garantias de Chapecó.

Residências e sedes de empresas investigadas foram alvos de buscas.

Segundo o Gaeco, a falta de concorrência no setor pode levar a preços abusivos e serviços de qualidade inferior, em um processo que agrava o sofrimento das famílias enlutadas.

A operação busca garantir um mercado mais justo, eliminando práticas ilegais e promover a livre concorrência no setor funerário.

A investigação é conduzida em sigilo e conta com apoio da Polícia Científica que acompanha o caso para auxiliar na apuração de provas. Devido ao sigilo, os nomes das funerárias não foram divulgados.

O Gaeco informou que o nome da operação, “Cortejo”, faz alusão à dignidade necessária ao serviço funerário.

Sobre o Gaeco

O Gaeco é uma força-tarefa composta por diversas instituições, incluindo Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros. Seu foco é identificar e combater organizações criminosas em Santa Catarina.

 
ND+
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 12º - Mínima 3º
Céu nublado com chuva fraca

Terça
Máxima 10º - Mínima -1º
Céu limpo

Quarta
Máxima 13º - Mínima 0º
Céu limpo

Quinta
Máxima 18º - Mínima 3º
Céu limpo

Sexta
Máxima 19º - Mínima 6º
Céu limpo

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.