Uma nova equipe de bombeiros militares de Santa Catarina partiu na manhã de segunda-feira (23), para auxiliar no combate aos incêndios florestais que atingem a região Centro-Oeste do Brasil.
O novo grupo é composto por 20 bombeiros militares especializados em ações de combate a incêndios florestais e resgate. A guarnição saiu do Centro de Ensino Bombeiro Militar de SC para atuar no Mato Grosso (MT).
De acordo com o governo catarinense, os bombeiros ficarão 30 dias integrando a missão da Força Nacional, equipados com 8 veículos e materiais de última geração. A equipe fará parte da Força Nacional que atua no combate às chamas dos incêndios florestais que acometem diversas regiões do país.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de SC, coronel Fabiano Bastos das Neves, ressalta que além do reforço humano, o governo do estado está encaminhando maquinários e equipamentos importantes para o trabalho que será feito.
“Esão indo nessa missão os bombeiros militares treinados para esse tipo de atuação que são incêndios em vegetação. Tivemos a primeira missão no mês passado e agora, por determinação do nosso governador, estamos mandando outra equipe que irão se juntar à Força Nacional e demais bombeiros de outros estados que prestam esse apoio às queimadas que afetam diferentes estados brasileiros”.
Além de técnicas de controle e extinção de incêndios, os profissionais catarinenses também são treinados para operações de logística e apoio emergencial, ampliando as frentes de atuação no Mato Grosso do Sul.
Este é o segundo envio de equipes catarinenses para a região. No dia 28 de agosto, uma equipe de 20 bombeiros militares já havia sido deslocada e permaneceu 15 dias em operação.
Ascom