Notícias

Ao menos 36 candidatos são presos a 15 dias do 1° turno das Eleições 2024

Prisões envolvem crimes como tráfico de drogas, crimes sexuais e pensão alimentícia

Ao menos 36 candidatos são presos a 15 dias do 1° turno das Eleições 2024
Foto: Polícia Federal, Divulgação

Até a última sexta-feira (20), a Polícia Federal prendeu 36 candidatos às eleições municipais de 2024. As prisões ocorreram em dez estados, entre eles Santa Catarina.

Conforme o balanço da PF, os candidatos tinham mandados de prisão em aberto por crimes como tráfico de drogas, corrupção ativa, promoção de imigração ilegal, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais, além de diversos casos de inadimplência por pensão alimentícia.

Além de Santa Catarina, as prisões ocorreram em Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Maranhão, Acre, Rio Grande do Sul, Sergipe, Roraima e Mato Grosso do Sul.

Vale destacar que, desde o último sábado (21) até o dia 8 de outubro, nenhum candidato a prefeito ou vereador poderá ser preso, a não ser em caso de flagrante. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esta é uma forma de garantia da lei que previne que prisões sejam utilizadas para prejudicar quem está na disputa por constrangimento político ou pelo afastamento de campanha.

A lei eleitoral também proíbe a prisão de eleitores entre os cinco dias que antecedem às eleições e as 48 horas após o fim da votação.

NSC

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Terça
Máxima 24º - Mínima 10º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 21º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 23º - Mínima 13º
Céu nublado com chuva moderada

Sexta
Máxima 19º - Mínima 14º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sábado
Máxima 21º - Mínima 13º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.