Um júri composto exclusivamente por mulheres absolveu Valdecir Almeida da Cruz, acusado de tentativa de feminicídio, em um julgamento realizado quarta-feira, 28 de agosto de 2024, na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. O caso remonta ao dia 23 de junho de 2018, quando, por volta das 22h35min, Valdecir teria atacado sua companheira, Juliana Telheiro, no Bairro COHAB.
Detalhes do Caso
Conforme a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, Valdecir foi acusado de tentativa de feminicídio triplamente qualificado, com as qualificadoras de feminicídio, motivo fútil, e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. A pena poderia ser aumentada devido ao fato de o crime ter sido presenciado pela filha menor do casal.
Segundo a acusação, Valdecir, movido por motivo fútil, teria atacado Juliana com vários golpes de facão pelas costas, surpreendendo-a. Ele não conseguiu consumar o feminicídio devido a circunstâncias alheias à sua vontade.
Defesa e Julgamento
A defesa, representada pelos advogados Clederson Jardel Poersch e Guilherme Cícero Moreira Maran, pleiteou a absolvição do acusado. Eles argumentaram que Valdecir e Juliana se reconciliaram após os fatos, continuaram vivendo juntos, tiveram mais dois filhos (um deles com deficiência), e que ele é o provedor da família, que inclui um neto de apenas um ano de idade e a mãe de Valdecir, idosa e com deficiência visual.
O Conselho de Sentença, formado por sete mulheres, acolheu a tese da defesa e absolveu Valdecir, concedendo-lhe a clemência.
Decisão Final
O Promotor de Justiça, Lucas Broering Correa, anunciou que não iria recorrer da decisão, considerando a soberania do Conselho de Sentença. Assim, a decisão de absolvição já transitou em julgado e não pode mais ser alterada.
O Tribunal do Júri foi presidido pela Juíza de Direito Titular da Comarca de Dionísio Cerqueira, Andreia Cortez Guimarraes Parreira, que destacou que na Comarca não há mais nenhum processo em fase de Tribunal do Júri aguardando julgamento, demonstrando seu compromisso com a celeridade processual.
Anderson Sommer / Portal Tri