Nesta semana, foi realizado um curso de primeiros socorros em conformidade com a Lei Lucas, uma legislação federal que exige que instituições de recreação que atendem crianças ofereçam treinamento de primeiros socorros. A iniciativa visa preparar educadores para agir em situações de urgência envolvendo crianças, garantindo uma resposta rápida e eficaz em casos de emergência.
O curso abordou uma variedade de incidentes, incluindo emergência psicológica, intoxicações, manejo de pacientes vítimas de animais peçonhentos, obstrução de vias aéreas, queimaduras, ferimentos e reanimação cardiopulmonar. A capacitação foi dividida igualmente entre teoria e prática, totalizando quatro horas de treinamento.
Realizado em parceria com o SAMU e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, através do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), o curso proporcionou aos participantes um certificado de conclusão. Entre os capacitados, estavam cerca de 100 professores dos colégios Theodureto e Irineu Bornhausen.
A formação desses educadores é um passo essencial para garantir a segurança e o bem-estar das crianças em ambiente escolar, demonstrando o compromisso das instituições com a proteção e cuidado dos menores sob sua responsabilidade.
Anderson Sommer / Portal Tri