Você já deve ter escutado pessoas dizerem que sentem dores quando a chuva está a caminho. Mas será apenas uma crendice ou de fato o tempo pode influenciar nas dores articulares? Segundo o neuro-ortopedista Luiz Felipe Carvalho, isso pode acontecer sim.
Nosso corpo possui mecanismos naturais para se proteger do frio, como a contração muscular involuntária e a vasoconstrição, quando os vasos sanguíneos se contraem, afetando a circulação, o que contribui para o aumento da intensidade de dores.
“Além disso, a mudança no tempo e nas temperaturas podem trazer alterações de receptores de pressão chamados barorreceptores, que são alterados quando temos alguma degeneração ou lesão nas articulações. Com o aumento da pressão atmosférica que ocorre nos dias que antecedem a chuva, podemos ter aumento de percepção e sensibilização destes receptores e consequentemente o aumento da dor”, explicou.
Ainda de acordo com o especialista, quando a temperatura cai, o líquido sinovial, presente nas articulações, se torna um pouco mais espesso, fazendo com que as articulações pareçam mais rígidas, o que afeta principalmente pessoas com problemas articulares anteriores.