Notícias

Qual a diferença entre os sintomas da dengue e da gripe?

A dengue também pode ocasionar sintomas inespecíficos, podendo ser confundida com a gripe. Saiba como diferenciar as doenças na sua família

Qual a diferença entre os sintomas da dengue e da gripe?
Foto: Divulgação

Em meio à alta de casos de dengue no Brasil, é preciso ficar atento aos sinais da doença. No entanto, em alguns casos, é comum que tanto adultos quanto crianças tenham sintomas muito inespecíficos, como febre, dor de cabeça, mal-estar e fraqueza, que podem ser atribuídos à gripe também. Mas, então, como saber quando é dengue ou gripe?

Primeiramente, é importante saber que, embora sejam igualmente causadas por vírus, a transmissão dessas doenças ocorre de maneiras diferentes. A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, um inseto doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo.

Em geral, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.

Já a gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza, mais comumente transmitido durante o período do inverno. Os sintomas geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente, tem resolução espontânea em aproximadamente sete dias, embora a tosse, o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.


Confira abaixo as características dos sintomas de cada uma dessas doenças:

Sintomas da dengue

  • Febre alta;
    Dor no corpo e nas articulações;
    Dor atrás dos olhos;
    Mal-estar;
    Dor de cabeça;
    Manchas vermelhas no corpo.

Os sinais de alarme da doença são caracterizados principalmente por:

  • Dor abdominal intensa e contínua;
    Vômitos persistentes;
    Acúmulo de líquidos;
    Sangramento de mucosa;
    Irritabilidade.

Sintomas da gripe

  • Febre;
    Coriza;
    Dor de garganta;
    Tosse;
    Dor no corpo;
    Dor de cabeça;
    Dores articulares;
    Diarreia;
    Vômito;
    Fadiga;
    Prostração;
    Rouquidão;
    Olhos avermelhados e lacrimejantes.

O Ministério da Saúde também destaca que é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Vale lembrar ainda que é possível realizar testes para identificar a doença e fazer o tratamento adequado. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico, assim, busque assistência na unidade de saúde mais próxima.

Vacinação contra a dengue

A imunização é uma forte aliada para reduzir os casos de dengue no país. Por isso, em dezembro, o Ministério da Saúde incorporou a vacina Qdenga, fabricada pela farmacêutica Takeda, no Sistema Único de Saúde (SUS). O imunizante é indicado para crianças a partir de 4 anos, adolescentes e adultos até 60 anos, tanto soronegativos como soropositivos para dengue. No entanto, a pasta decidiu priorizar o grupo de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos nesse primeiro momento.

Nas clínicas particulares, a vacina é oferecida para a faixa etária a partir dos 4 anos até 60 anos. Quanto ao esquema vacinal, as pessoas devem receber duas doses da vacina em um intervalo de três meses.

Com informações Ministério da Saúde

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 22º - Mínima 9º
Céu limpo

Terça
Máxima 24º - Mínima 11º
Períodos nublados

Quarta
Máxima 25º - Mínima 14º
Períodos nublados

Quinta
Máxima 24º - Mínima 14º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 23º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.