Notícias

EUA executam prisioneiro por asfixia com nitrogênio pela primeira vez

Kenneth Smith foi condenado por assassinar uma mulher a mando do marido pastor em 1988.

EUA executam prisioneiro por asfixia com nitrogênio pela primeira vez
Foto: Departamento de Correções da Pensilvânia

O estado do Alabama, nos Estados Unidos, executou um prisioneiro por asfixia com nitrogênio, método nunca usado no país, nesta quinta-feira, dia 25. Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, condenado por um homicídio, foi o homem executado.

Por volta das 23h25, a governadora do Alabama, Kay Ivey, afirmou que Kenneth Eugene Smith, de 58 anos, havia sido declarado morto. Smith foi condenado por matar uma mulher em 1988, a mando do marido dela, um pastor que se suicidou. Um segundo homem participou do crime, e já foi executado pelo estado do Alabama.

“Em 18 de março de 1988, a vida de Elizabeth Sennett, de 45 anos, foi brutalmente tirada dela por Kenneth Eugene Smith”, disse a governadora em comunicado. “Depois de mais de 30 anos e tentativa após tentativa de manipular o sistema, o Sr. Smith respondeu por seus crimes horrendos”.

Os agentes colocaram uma máscara no rosto de Smith, fazendo com que ele inalasse gás nitrogênio puro. Isso resultou em uma morte por falta de oxigênio.

Cinco jornalistas foram autorizados a acompanhar a execução. As testemunhas afirmaram que o prisioneiro pareceu consciente por vários minutos, começando a tremer na sequência. Os jornalistas disseram ainda que Smith se contorceu na maca em que estava por cerca de dois minutos. Depois, ele começou a respirar fundo, até que começou a desacelerar.

“Parecia que Smith estava prendendo a respiração o máximo que pôde”, disse o comissário penitenciário do Alabama, John Hamm.

Antes da execução, autoridades do Alabama disseram em documentos judiciais que esperavam que Smith ficaria inconsciente em menos de um minuto e morreria pouco depois.

No entanto, Hamm afirmou que Smith tentou lutar e enfrentou uma "respiração agoniante". Segundo o comissário, tudo o que aconteceu era esperado.

A execução

É a primeira vez que um novo método de execução é usado nos EUA desde 1982, quando começaram a aplicar a injeção letal. O pastor dele, Jeff Hood, afirmou que não se pode normalizar a morte por sufocação de uma pessoa.

Antes da morte, o estado do Alabama, onde Smith foi condenado e executado, afirmou que o gás nitrogênio o deixaria inconsciente em segundos e que a morte ocorreria em minutos.

Smith é uma das poucas pessoas que já sobreviveram a uma tentativa de morte pelo Estado: em 2022, tentaram executá-lo com injeção letal, mas não encontraram uma veia que pudesse servir como via intravenosa para aplicar o veneno, e então desistiram.
 
G1
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quarta
Máxima 22º - Mínima 8º
Céu limpo

Quinta
Máxima 24º - Mínima 9º
Céu limpo

Sexta
Máxima 24º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 24º - Mínima 13º
Céu nublado

Domingo
Máxima 26º - Mínima 12º
Períodos nublados

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.