Notícias

O professor Lewandowski: de presidente do impeachment de Dilma a ministro de Lula

Ex-ministro do STF assumirá o Ministério da Justiça e Segurança Pública

O professor Lewandowski: de presidente do impeachment de Dilma a ministro de Lula
Foto: Reprodução/SBT News

Filho de pai polonês e de mãe suíça, refugiados da Segunda Guerra Mundial, o carioca Enrique Ricardo Lewandowski aceitou, na manhã desta quinta-feita (11), o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e assumirá o posto de ministro da Justiça e Segurança Pública. É mais do que uma troca entre Lewandowski, ministro aposentado e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, e o ministro titular da pasta, o senador, ex-governador do Maranhão e juiz federal Flávio Dino (PSB), que assume uma cadeira na mais alta corte no mês que vem, depois de ter sido indicado por Lula e ter o nomes aprovado pelo Senado Federal.

Em comum, embora a distância no currículo, Lewandowski e Dino têm o conhecimento jurídico elevado. A coincidência recente é que ambos foram indicados por Lula ao Supremo: Lewandowski, em 2006, e Dino, em 2023.

Com sólida carreira acadêmica, Lewandowski usou os compromissos de professor para antecipar a aposentadoria no STF em um mês, em 11 de abril do ano passado. Ele tem um passado que deixa muito petista com o pé atrás: foi o ex-ministro do STF, que quando presidente da corte, comandou o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016.

Um dos fatos que levaram à demora da confirmação, de acordo com a repórter Débora Bergamasco, do SBT Brasília e News, é a disposição do futuro ministro em trocar a equipe do ministério, onde apenas o atual secretário-adjunto da pasta e ex-interventor do Distrito Federal, o jornalista Ricardo Capelli, será preservado a pedido de Dino.

Capelli é dado como nome certo ao governo do DF, em 2026, mas a razão que levará à troca de vários nomes na pasta é o fato de que concorreram a cargos nas eleições de 2022, mas não obtiveram sucesso. Na lista estão Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor; Marivaldo de Castro Pereira, secretário de Acesso à Justiça; Tadeu Alencar, secretário nacional de Segurança Pública; Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça; e Elias Vaz, secretário nacional de Assuntos Legislativos.

A carreira de Lewandowski

Enrique Ricardo Lewandowski nasceu em 11 de maio de 1948, no Rio de Janeiro. Formou-se em ciências políticas e sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1971) e possui bacharelado também em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973).

É mestre (1980), doutor (1982) e Livre-docente em direito do Estado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1994). Nos Estados Unidos, conseguiu o título de Master of Arts, na área de relações internacionais, pela Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University (1981).

De 1974 a 1990, militou na advocacia. Foi conselheiro da Ordem dos Advogados – Seção de São Paulo (1989 a 1990). Ocupou os cargos de secretário de Governo e de Assuntos Jurídicos de São Bernardo do Campo (1984 a 1988) e de presidente da Empresa Metropolitana de Planejamento da Grande São Paulo – EMPLASA (1988 a 1989).

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Sexta
Máxima 24º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 25º - Mínima 16º
Períodos nublados

Domingo
Máxima 26º - Mínima 17º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 26º - Mínima 15º
Períodos nublados

Terça
Máxima 22º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.