Com a participação de quase dois mil cooperados, colaboradores e autoridades, a Cresol Evolução realizou no último sábado (20/05) o evento em comemoração aos 25 anos de fundação da cooperativa. O ato festivo foi realizado no Centro de Eventos de Dionísio Cerqueira (SC) e contou com homenagens aos sócios-fundadores, jantar e show baile com a Família Azzolini.
A história da Cresol Evolução, anteriormente Cresol Dionísio Cerqueira, tem início no contexto das décadas de 1980 e 1990 quando havia uma grande escassez de crédito e serviços bancários para os trabalhadores, principalmente os agricultores. Com o objetivo de solucionar essa questão, em 15 de junho de 1998 foi realizada a Assembleia Geral de Constituição da Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária dos Mini e Pequenos Produtores Rurais de Dionísio Cerqueira e região. Aproximadamente 300 agricultores se reuniram no CTG do município e esse grupo de pessoas escolheu 25 nomes que seriam os sócios-fundadores da cooperativa.
Entre esses sócios-fundadores está o atual presidente da Cresol Evolução, Geovane Giebelmeier. Ele lembra que todo debate da constituição da cooperativa se deu no sentido de que os agricultores de Dionísio Cerqueira não eram atendidos pelos meios bancários da época. Depois de muitas conversas e reuniões se tomou a decisão de formar uma cooperativa de crédito para atender esse público. Giebelmeier comenta que a cooperativa encontrou muitos desafios, desde a tecnologia, a estruturação, até na questão do conhecimento de como funcionava um agente financeiro. “No entanto, tínhamos muita vontade de constituir a cooperativa para beneficiar todo o grupo que auxiliou no processo”, reforça. “Aos poucos a Cresol foi crescendo, ganhando credibilidade e conquistando novos cooperados. De Dionísio, a cooperativa se espalhou pela região e atualmente conta com nove agências”, complementa.
Em 2002 foi aberta a agência de Guaraciaba. Na sequência a Cresol chegou em Descanso (2005), Palma Sola (2007), Iporã do Oeste (2009), Guarujá do Sul (2013), Princesa (2017), Anchieta (2018) e em janeiro de 2023 chegou no município de Mondaí. Todas as unidades em Santa Catarina.
O presidente da Cresol Evolução também destaca que inicialmente somente agricultores eram atendidos. No entanto, através da compreensão de que a Cresol contribui para o desenvolvimento local, era necessário abrir as portas também para trabalhadores urbanos, comerciantes e empresários. Foi o que aconteceu. “A Cresol tem muito orgulho de ter participado do desenvolvimento local e regional do Extremo Oeste catarinense e queremos continuar com esse legado, oportunizando melhoria na qualidade de vida do associado e de toda a comunidade”, salienta.
Hoje são mais de nove mil cooperados. “Na época, não imaginávamos o que estávamos fazendo de bom. Felizmente tivemos essa coragem e quero agradecer as pessoas que estiveram naquela reunião do CTG e que escolheram os 25 sócios-fundadores. Esses ‘anônimos’ fazem parte da história também”, reforça Geovane. Naquele período, 70% dos agricultores que fizeram o debate não tinham conta bancária. “Esse trabalho a Cresol já fez. Hoje qualquer cidadão do município consegue ter esse acesso às instituições, bem como ter acesso ao crédito mais facilmente”, complementa o presidente.
Quanto ao futuro, Giebelmeier enfatiza que a Cresol será do tamanho que o cooperado quiser. “Quanto mais movimentarmos na Cresol, acreditarmos na cooperativa, mais forte ela será e conseguirá proporcionar desenvolvimento e atender a necessidade que temos. Portanto, acreditar na Cresol cada vez mais é um dever de todos nós cooperados”, finaliza.
O presidente do Sistema Cresol Central Brasil, Elias José de Souza, participou do evento comemorativo e frisou a importância de festejar os 25 anos de história da Cresol Evolução que significa também mais de duas décadas de inclusão dos agricultores familiares no Sistema Financeiro. “É uma história bonita que se repete em todas as localidades em que a Cresol foi constituída. No entanto, além dessa inclusão, a cooperativa proporcionou o desenvolvimento das comunidades, pois os recursos permanecem nos municípios. Esse é o papel da cooperativa, fazer com que a riqueza não fique nas mãos de poucos e sim que circule na comunidade local”, reforçou.
Para o prefeito de Dionísio Cerqueira, Thyago Wanderlan Gnoatto Gonçalves, é motivo de orgulho para o município sediar uma cooperativa que se espalhou por toda região, gerando empregos, renda e oportunidades para a comunidade. “A história da Cresol é a prova de que quando unimos esforços atingimos os objetivos. No passado, os agricultores perceberam a necessidade de acesso ao crédito, se uniram, formaram a cooperativa e alcançaram o propósito. Isso causou uma verdadeira revolução no mercado de crédito. E hoje a Cresol não é mais restrita aos agricultores, tendo uma atuação muito forte no empresariado, o que prova o belíssimo trabalho que vem sendo praticado aqui na nossa fronteira”, acrescenta o prefeito.
Ascom