Uma ocorrência de Auto de Prisão em Flagrante foi registrada ainda na tarde de segunda feira (07/11), pelo crime de Maus-tratos e abandono de animais. O fato ocorreu no município de Dionísio Cerqueira.
A denúncia foi realizada por Felipe L. Alves, diretor de TV da Direção da Rede Globo de Televisão e pelo Projeto Basicão do Bem, formado por voluntários, que ajudam animais em situação de vulnerabilidade na Tri Fronteira.
Para o procedimento, foi comunicada a Prefeitura Municipal de Dionísio Cerqueira e a Polícia Militar.
O local dos fatos, uma casa aparentemente abandonada, mantinha 4 cães de porte grande, presos em um cômodo. Um da raça “Pastor Alemão” e três da raça “Dogo Argentino”, dos quais dois machos e duas fêmeas.
Nos fundos da residência havia mais um cão, da raça Dogo Argentido, preso em um canil.
Os animais viviam no local onde o chão estava totalmente coberto por fezes e lixo, com forte odor, insalubre e sem qualquer ventilação – portas e janelas de vidro cerradas.
Constatou-se que não havia alimento ou água no local, e que os cães estão em situação de desnutrição, anemia, magreza extrema e infestados de carrapato e pulga.
Importante destacar que o imóvel se encontra no Bairro Peperiguaçu, em rua de grande movimentação e que os animais permaneciam expostos pela porta e janela de vidro, sendo que, de fato, o crime poderia/deveria ter sido constatado e denunciado por todos que por ali passavam.
Durante o procedimento, um indivíduo apresentou-se no local informando que os animais estavam sob sua responsabilidade, pois o dono havia pedido para que os tratasse.
Na oportunidade, deixou claro que os cães não eram seus e que o tutor destes estava viajando no momento. O indivíduo foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia.
O tutor dos animais foi identificado, e segundo a Lei Municipal vigente, o mesmo será responsabilizado e responderá criminalmente pelo crime de maus tratos.
Na data da ocorrência, os animais não foram apreendidos, haja vista que o Município não dispunha de local para mantê-los, motivo pelo qual, permaneceram no imóvel, após serem devidamente alimentados.
Ainda na segunda-feira à noite, voluntários perceberam que a porta que mantinha os cães presos foi aberta por pessoa não identificada e os animais estavam soltos pela via. Constatou-se que os cães pulavam nas pessoas que por ali passavam, fato que foi comunicado a Polícia Civil através de Boletim de Ocorrência.
Na oportunidade, um dos cachorros foi atropelado, mas prontamente atendido pelos voluntários. A referida ação ocorreu das 22:30 horas do dia 07 até 01:30h do dia 08/11/2022.
Os 4 animais foram, então, retirados do local insalubre que se encontravam e realocados em ambiente seguro, onde assim permanecem.
O cão que permanecia nos fundos da residência não pôde ser removido, pois era bravo. Nada obstante, foi alimentado diariamente pelas voluntárias do Projeto Basicão do Bem e pelo Veterinário da Prefeitura Municipal.
Ocorre que, ao solicitarem auxílio dos Bombeiros para a retirada do cão, no dia 09/11/2022, constatou-se que alguém havia o recolhido do local, sem autorização.
O citado animal encontra-se em situação de extrema magreza, possui as orelhas cortadas de forma amadora e um ferimento profundo no pescoço (ainda não cicatrizado), além de muitos ferimentos pelo corpo. Da mesma forma, o fato foi comunicado à Polícia Civil, além da divulgação de fotos e vídeos na internet para localização deste, sem sucesso.
Uma das fêmeas encontra-se penhe, fato que foi constatado somente em consulta veterinária, devido a sua magreza.
Os animais possuem os ossos expostos, alguns com as orelhas cortadas de forma amadora e com sinais de brigas, além de apresentar comportamento arredio e estarem com problemas de saúde.
Sobre o “Projeto Basicão do Bem” – Instagram @basicaodobem
- NÃO POSSUÍMOS SEDE OU CANIL PARA RESGATAR CÃES
- AS AÇÕES DO BEM SÃO CUSTEADAS COM DOAÇÕES
Quem somos e qual o nosso propósito?
Somos pessoas comuns, unidos pela causa animal e inspirados em ações do bem!
Sabe quando você vê um animalzinho sofrendo e pensa “coitadinho”. Sente uma dor no coração e segue seu dia, afinal ele tem dono, afinal alguém vai ajudá-lo, afinal você precisa ir trabalhar.
A gente já foi assim. Mas, um dia, paramos e estendemos a nossa mão aquela patinha que estava sofrendo!
Através deles que muitas famílias recebem ajuda e você não imagina quantas vidas mudamos!
Depois da primeira mão e daquela patinha curada, não nos permitimos parar!
Aquele olhar de tristeza muda e você fica orgulhosa de se importar com os seus sentimentos e com os sentimentos daquele animalzinho. Não preciso lembrar que eles sentem dor, medo, prazer e emoções negativas e positivas.
As ações do bem começaram por volta de 2014 por pessoas maravilhosas aqui da Tri Fronteira! Vários animais em situação de vulnerabilidade foram atendidos e algumas famílias impactadas.
Tudo em silêncio, com pouca divulgação, tudo com recursos próprios das voluntárias e de pessoas que faziam doações pontuais.
As ações são emergenciais e queremos demonstrar que o basicão, muitas vezes, é suficiente.
Uma casinha segura, alimento, uma cobertinha quentinha, potes para água e ração, correntes mais longas, consultas veterinárias, medicamentos, lar temporário e muito mais!
Você também pode ajudar!
Olha pro lado. No fundo você sabe que fingir que não viu, não é a melhor escolha.
Seja exemplo, precisamos construir junto com nossas crianças, um ambiente de respeito e isso inclui os animais! Respeitem os animais, principalmente os abandonados, vulneráveis e famintos.
Estamos fazendo a nossa parte, então, por isso, decidimos mostrar para vocês tudo que foi feito e tudo que ainda iremos fazer!
Nosso principal objetivo é INSPIRAR!
Ao longo dos dias vamos postar fotos e vídeos de pets impactados aqui na Fronteira (Dionísio Cerqueira/SC e Barracão/PR)!
Tira um tempinho para assistir e, se você se identificar, junte-se a nós!
É contagiante!
Assessoria