Notícias

SC tem mais de 1,2 mil denúncias de propaganda irregular nas eleições

Florianópolis é a cidade onde mais queixas foram registradas

As denúncias sobre práticas de propaganda eleitoral irregular nas Eleições 2022 já passaram ede 1,2 em Santa Catarina. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até a última sexta-feira (14), 1.269 queixas foram registradas pela Justiça Eleitoral por meio do aplicativo Pardal, sendo 28 correspondentes ao segundo turno do pleito.
 
De acordo com o TRE-SC, Florianópolis é a cidade que mais registrou denúncias; são 224 no total. O ranking de relatos segue com Blumenau (88), Joinville (64), Itapema (57) e São José (49). No Brasil, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram registradas quase 38 mil denúncias. 
 
Segundo o TSE, eleitores de São Paulo foram os que mais registraram queixas no aplicativo, com mais de 5,6 mil denúncias. Em seguida está Pernambuco (4,3 mil), Minas Gerais (3,8 mil) e Rio Grande do Sul (3 mil). 
 
Denúncias e apuração
 
Por meio do aplicativo Pardal, a população pode fazer denúncias sobre compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Após a denúncia, o aplicativo encaminha a queixa diretamente para o Ministério Público do estado do denunciante.
 
Para que a queixa seja registrada no aplicativo, é necessário ter provas da suposta irregularidade, como fotos, áudios ou vídeos. O cidadão pode escolher realizar a denúncia de forma anônima ou não. A apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral. 
 
 
Diário Catarinense
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.