Com o intuito de humanizar o atendimento e trazer mais proximidade entre equipe assistencial e paciente, o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso - Instituto Santé idealizou o “prontuário afetivo”, com pacientes internados pela Covid-19. Criando uma abordagem mais pessoal com os pacientes.
O prontuário afetivo contempla informações, repassadas pela família, como: personalidade do paciente, hobbies, apelido, como gosta de ser chamado, filhos, companheiro, onde trabalha, qual o animal de estimação, o que gosta de fazer e estilo de música preferido. Estas informações ficam ao lado de sua cama, tornando o atendimento mais leve no Hospital.
“Não é somente um paciente, é um pai, uma mãe, um filho, o amor de alguém. Muitas vezes eles acordam e estão desorientados, sem saber onde estão e o que está acontecendo. Quando a equipe conhece um pouco mais sobre o cotidiano externo, consegue usar uma linguagem mais familiar, melhorando o acolhimento e transmitindo segurança e tranquilidade ao paciente.” Reforça a coordenadora da equipe multiprofissional, Ariana Silva.
Ao passar longos períodos no Hospital a saudade dos familiares bate, e a única companhia são os profissionais da saúde. Pensando nisso, a equipe multiprofissional também realiza chamadas de vídeo para os familiares de pacientes que apresentam condições de se comunicar com os familiares.