A Fifa anunciou nesta quarta-feira, dia 11, as sedes das edições de 2030 e 2034 da Copa do Mundo. Espanha, Marrocos e Portugal receberão a edição de 2030 , mas três jogos serão disputados na América do Sul (Uruguai, Argentina e Paraguai, uma partida em cada país) como parte do que a Fifa chama de Celebração do Centenário, pelos 100 anos do primeiro Mundial (1930).
Única candidata em 2034, a Arábia Saudita vai receber a primeira edição do "novo século" da Copa. O país propõe jogos em 15 estádios de cinco cidades (Neom, Jidá, Abha, Riade e Al Khobar). O estádio King Salman, em Riade, foi escolhido para receber o jogo de abertura e a final. A candidatura saudita recebeu nota 4,2 de um máximo possível de 5.
As sedes foram anunciadas no Congresso Extraordinário da Fifa, realizado de forma virtual. Todas as candidaturas foram aprovadas nas inspeções técnicas. Sem concorrentes, as sedes de 2030 e 2034 foram confirmadas pelo presidente Gianni Infantino após decisão por aclamação.
Copa de 2030
Espanha, Portugal e Marrocos serão as sedes oficiais da Copa de 2030. Uruguai, Argentina e Paraguai também receberão jogos, mas as partidas serão na semana anterior à abertura oficial do Mundial.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, discursou e disse que era "um dia histórico para o futebol", citando o Mundial de 1930, vencido pelos uruguaios no Estádio Centenário. Ao seu lado estavam os presidentes das federações argentina, uruguaia e paraguaia, que também falaram.
A candidatura da Copa de 2030 propõe, em sua fase principal, jogos em 20 estádios (11 na Espanha, seis no Marrocos e três em Portugal) de 17 cidades, sendo nove espanholas (incluindo a insular Las Palmas, perto da costa marroquina), seis no Marrocos e duas em Portugal (Lisboa e Porto). O número é 40% superior ao mínimo exigido pela Fifa, de 14 estádios.
Oeste Mais